Jimmy Donaldson, conhecido como MrBeast, passou uma noite na Ilha das Cobras, entre Itanhaém e Peruíbe, e ajudou um cientista a capturar as serpentes venenosas. MrBeast enfrentou cobras mortais na ‘Ilha das Cobras’. ATENÇÃO: As serpentes da foto foram colocadas com edição pelo youtuber
Reprodução/YouTube
O influenciador digital Jimmy Donaldson, conhecido como MrBeast, visitou os “cinco lugares mais mortais do planeta” e afirmou que a Ilha da Queimada Grande, popularmente chamada de Ilha das Cobras, localizada entre Itanhaém e Peruíbe, no litoral paulista, foi a mais perigosa da lista. O youtuber norte-americano passou uma noite na região e ajudou um cientista a capturar as serpentes venenosas.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
A ilha é considerada a 2ª com maior densidade populacional de cobras no planeta, com aproximadamente 45 indivíduos por hectare, o equivalente a um campo de futebol. O local ainda é o único habitat de uma das espécies de serpentes mais venenosas do mundo, a jararaca-ilhoa.
A área oferece riscos aos visitantes devido ao grande volume de cobras venenosas. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), gestor da unidade de preservação ambiental, a visitação é permitida para fins jornalísticos e científicos, mediante autorização da chefia.
MrBeast enfrentou cobras mortais na ‘Ilha das Cobras’
Reprodução/YouTube
A gravação na ilha de MrBeast, que ultrapassa os 500 milhões de seguidores, foi confirmada ao g1 pelo ICMBio no final de fevereiro, mas o vídeo só foi publicado pelo influenciador nesta semana. O conteúdo já tem mais de 48 milhões de visualizações.
A Ilha das Cobras foi eleita pelo youtuber como a mais mortal do planeta, seguida de uma região da floresta amazônica no Peru, uma estrada na Bolívia, uma cachoeira congelada na Europa e um safári africano (veja detalhes do ranking mais abaixo ou clicando aqui).
Visita na ilha
Jimmy acampou na Ilha das Cobras junto com amigos e cientistas. Os participantes usaram proteções especiais nas pernas contra as mordidas venenosas, mas o grande problema da área é que as serpentes também podem atacar de cima das árvores.
MrBeast enfrentou cobras mortais na ‘Ilha das Cobras’. ATENÇÃO: As serpentes da foto foram colocadas com edição pelo youtuber
Reprodução/YouTube
Durante a experiência, o influenciador ajudou a encontrar as cobras mortais para ajudar o cientista com pesquisas. MrBeast explicou que o veneno extraído das serpentes podem ser usados para criar um antídoto que trata 90% das picadas de espécies do Brasil, o que pode salvar milhares de vidas.
Em determinado momento, o cientista deixou uma cobra cair. “Ele [pesquisador] falou que a cobra escapou como eu falo quando deixo o meu telefone cair”, brincou Jimmy, que também elogiou o visual do local: “Olha, para uma ilha cheia de máquinas de matar, aqui é bem bonito”, afirmou o youtuber.
Quando começou a ficar escuro, MrBeast relatou que o grupo focou em sobreviver e montaram um acampamento no local. “Eu não tenho ideia se essas tendas são a prova de cobras […] Então, a gente acordou com uma coisa em mente: Sair dessa ilha o mais rápido possível”, contou ele.
“Sobrevivemos à Ilha das Cobras e ninguém morreu”, comemorou o criador de conteúdo no final do vídeo.
MrBeast chegou de barco na ‘Ilha das Cobras’
Reprodução/YouTube
Curiosidades
O influenciador também contou curiosidades da região durante o vídeo. Ele disse que a mordida de uma cobra pode matar uma pessoa em menos de uma hora. Inclusive, um amigo do youtuber reagiu a informação da seguinte forma: “É meio assustador pensar que eu posso morrer a qualquer momento”.
MrBeast também explicou que as cobras não ficam a céu aberto porque elas mataram todos os animais terrestres da ilha. Agora, as únicas presas são os pássaros nas árvores. “A qualquer momento uma cobra pode pular de uma árvore e picar a gente”, destacou ele.
Ranking
MrBeast escalou uma cachoeira congelada e dirigiu uma estrada a centímetros de um precipício
Reprodução/YouTube
O youtuber fez um ranking dos cinco locais mais mortais do planeta, sendo a Ilha das Cobras considerada a pior. Confira a ordem do menos perigoso ao mais próximo da morte:
🦁 Safári africano: Jimmy passou uma noite em uma jaula em uma região com leões, guepardos, hipopótamos e outros animais mortais. Para trazer mais emoção, o influenciador colocou carnes ao redor do local.
🧊 Cachoeira congelada: MrBeast e um grupo de amigos foram deixados por um helicóptero para escalar uma cachoeira congelada gigante, que fica na Europa mas não teve a localidade exata divulgada. Durante o percurso, um dos colegas dele desistiu.
🚘 ‘Estrada da morte’: O influenciador dirigiu a centímetros de uma precipício de 300 metros. De acordo com Jimmy, a estrada fica localizada na Bolívia e foi fechada há dez anos devido ao alto índice de mortes. Ele conseguiu autorização do governo para a gravação.
⛰️ Cataratas de Gocta: Uma cachoeira no Peru, foi o segundo lugar mais perigoso listado pelo youtuber. MrBeast explicou que a trilha é íngreme e escorregadia por conta das enchentes. A força da água pode derrubar as pessoas de uma altura de 300 metros.
🐍 Ilha das Cobras: Por fim, o lugar considerado o mais mortal do planeta pelo criador de conteúdo foi a ilha entre Itanhaém e Peruíbe.
“Eu sobrevivi aos cinco lugares mais mortais do planeta”, ressaltou o influenciador.
Volte para o topo
MrBeast ficou em uma jaula no safári africano e enfrentou uma enchente no Peru
Reprodução/YouTube
Na lista da Forbes
Em 23 de fevereiro, o youtuber fez uma aparição na orla de Santos (SP) e deixou muitos fãs intrigados pelo motivo da visita. O mistério foi revelado dias depois quando o ICMBio confirmou a gravação de MrBeast na Ilha das Cobras.
Considerado o maior influenciador do mundo pela Forbes, Jimmy é conhecido por vídeos com distribuição de brindes e prêmios em dinheiro de alto valor, além de trabalhos de caridade.
Os vídeos do criador de conteúdo incluem desafios, como passar horas na Antártica. Além disso, ele é o apresentador da série Beast Games, disponível na plataforma Amazon Prime Video.
MrBeast, o maior youtuber do mundo, fatura R$ 4 bi por ano e dá rolê pela orla de Santos
Como visitar a Ilha das Cobras? 🤔
A autorização para visitar a Ilha da Queimada Grande é feita pelo ICMBio, por meio do Sistema SISBio ou conforme orientação do ICMBio Iguape.
Para acessá-la, é necessário um planejamento detalhado e o acompanhamento de profissionais experientes e capacitados, especialmente em primeiros socorros e resgates em ambientes naturais.
Além disso, é recomendada a elaboração de um plano de contingência que inclua equipamentos adequados de resgate, comunicação e monitoramento constante das condições climáticas.
Ilha da Queimada Grande localiza-se a mais de 30 quilômetros das praias de Itanhaém, SP
Leo Francini/Divulgação
Quais as regras? 🚨
De acordo com o ICMBio, entre as principais regras, está a proibição de tocar ou perseguir a fauna local, capturar ou matar animais, causar perturbações ou deixar resíduos. Dessa forma, todo material gerado durante a expedição deve ser removido para descarte adequado.
O uso de drones é permitido apenas com autorização específica do DECEA (Sistema SARPAS) e seguindo as normas estabelecidas para a proteção das espécies locais.
A Ilha da Queimada Grande, conhecida também como Ilha das Cobras, possui a segunda maior densidade populacional de cobras do mundo.
Ligia Amorim
Como é a Ilha? 🏝️
O ICMBio descreve a Ilha da Queimada Grande como um ambiente selvagem, inóspito, em que não se pode viver e sem qualquer infraestrutura como abrigos, portos ou trilhas estruturadas.
A ilha é caracterizada por vegetação espinhosa, terrenos íngremes e presença frequente de serpentes peçonhentas como a jararaca-ilhoa (Bothrops insularis), espécie endêmica e criticamente ameaçada.
Conheça a espécie venenosa: Jararaca se adapta à ilha, ganha cor amarela, tem cabeça maior e coração deslocado
Jararaca-ilhoa na Ilha da Queimada Grande, conhecida como 2ª com maior densidade de cobras do mundo
João Rosa
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos