Representante do PT apresentou e defendeu suas propostas durante a série de entrevistas do g1 Amazonas com os candidatos à Prefeitura de Manaus. Assista a entrevista com o candidato à Prefeitura de Manaus, Marcelo Ramos (PT)
g1 AM
Marcelo Ramos, candidato à Prefeitura de Manaus pelo PT, anunciou nesta quinta-feira (19) que, se eleito, vai ampliar o horário de funcionamento de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), concursos públicos e revitalização do Centro de Manaus.
“A extensão do horário de atendimento é uma das principais formas de humanizar a matriz. É a volta da visita domiciliar do médico da família. Hoje, o médico da família está atendendo dentro da Unidade de Saúde da Família. Não, ali não é o lugar dele. É lugar de médico da família indo na casa das pessoas, em especial idosos, deficientes, mulheres grávidas, recém nascidos e doentes crônicos, para evitar que eles adoeçam e para evitar que os crônicos agudiza. E por fim, nós temos um vazio assistencial em Manaus. Manaus tem muitos hospitais para criança. CAIC Os hospitais. Já a criança, Dr. Fajardo, tem o Instituto Dona Lindu para mulher, mas tem o vazio assistencial para o idoso”.
Marcelo Ramos foi o terceiro a apresentar suas propostas à série de entrevistas do g1 Amazonas para as Eleições de 2024, que contará com todos os candidatos à Prefeitura de Manaus. As entrevistas serão transmitidas ao vivo no portal de 16 a 20 e nos dias 23 e 24 de setembro, sempre às 15h. Cada dia será dedicado a um candidato diferente.
Veja a entrevista na íntegra:
Assista a entrevista com o candidato à Prefeitura de Manaus, Marcelo Ramos (PT)
Concursos públicos
Ainda durante a entrevista, Marcelo Ramos falou que, se eleito, deve promover concursos públicos para as áreas de saúde, segurança e educação.
“Certamente saúde, segurança e educação são as prioridades absolutas. Lembrando que a atuação da prefeitura na segurança pública, ela é uma atuação subsidiária. A responsabilidade da segurança pública caótica estabelecida na nossa capital e do governo do Estado, que é quem tem Polícia Militar e Polícia Civil, a polícia repressiva, que é a Polícia Militar e a polícia investigativa e judiciária, que é a Polícia Civil. A prefeitura tem uma guarda municipal que pode subsidiariamente ajudar na política de segurança pública. É a nossa. Vai que nós vamos aumentar o efetivo, colocar a Guarda Municipal dentro dos terminais de ônibus na porta da GBS, voltar os vigilantes para a porta das escolas para dar segurança para as nossas crianças e também colocar o guarda municipal nas linhas de ônibus que tem mais ocorrências de assalto.
Candidato à Prefeitura de Manaus, Marcelo Ramos fala sobre concursos públicos
Revitalização do Centro de Manaus
Uma das propostas apresentadas por Marcelo Ramos em sua entrevista, que constam em seu plano de governo é recuperar espaços públicos, como praças e quadras em comunidades. Segundo ele, a proposta é recuperar praças do Centro da cidade.
“Primeiro, nós vamos fazer um grande trabalho conectado, que recuperação de praças dentro de um projeto de revitalização do centro, que nós chamamos de AME Centro. Nós vamos fazer com as outras seis praças do Centro Histórico de Manaus o que foi feito no Largo de São Sebastião e com isso você recupera a praça e aquilo ali vai irradiando. Isso chama a cultura urbana, que é uma expressão criada pelo Jaime Lerner, que foi prefeito de Curitiba e é um dos maiores arquitetos e urbanistas do Brasil e do mundo”.
Candidato à Prefeitura de Manaus, Marcelo Ramos fala sobre revitalização do Centro
Dobrar vagas em creches
No seu plano de governo, Marcelo Ramos também cita uma expansão das vagas de creches municipais. Durante a entrevista ao g1, ele disse que a meta é dobrar a quantidade de vagas que existem atualmente.
“Pelo menos dobrar. A gente tem dificuldade de parcerias público privadas. Porque hoje nós não temos vagas em creches. No mercado privado. O polo Industrial de Manaus, que é obrigado a dar creche quando não consegue vaga na creche do Sesi, ele vai para o mercado através de um auxílio creche, não consegue vaga para todo mundo. Então a gente tem um problema, investe inclusive na área privada. Mas a nossa meta no plano de governo é pelo menos dobrar a quantidade de vagas atuais”.
Candidato à Prefeitura de Manaus, Marcelo Ramos fala sobre dobrar vagas em creches
Quem é Marcelo Ramos
Marcelo Ramos, 50 anos, é formado em direito. Nascido em Manaus, iniciou sua carreira política ao se candidatar a vereador da cidade nas eleições de 2000 pelo PCdoB. Em 2007, assumiu a cadeira de vereador de Francisco Praciano, que deixou o cargo após ter sido eleito deputado federal, e foi reeleito em 2008. Nas eleições de 2010, foi eleito deputado estadual pelo PSB.
Também concorreu à prefeitura de Manaus, em 2016, pelo PL. Em 2018, tornou-se deputado federal pelo mesmo partido. Em 2024, filiou-se ao partido dos trabalhadores para ser candidato a prefeito de Manaus.