Adolescentes, de 16 e 17 anos, não foram apreendidos porque não houve a detenção em flagrante. Caso será encaminhado para a Delegacia da Infância e Juventude (DIJU) decidir se os infratores serão detidos ou não. Tamyris afirmou que criminosos que arrancaram corrente e feriram o pescoço dela saíram em foto enquanto corria em Santos, SP
Movimenta Baixada/Reprodução e Arquivo Pessoal
Dois adolescentes, de 16 e 17 anos, confessaram ter arrancado uma corrente do pescoço de uma mulher que corria na orla da praia de Santos, no litoral de São Paulo. Conforme apurado pelo g1 neste domingo (6), eles não foram apreendidos porque não houve a detenção em flagrante.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
O caso aconteceu na Avenida Rei Pelé, na Ponta da Praia, por volta das 8h40 do último dia 29. Na ocasião, Tamyris Nascimento, de 31 anos, afirmou que percebeu a abordagem ao sentir o puxão dos menores infratores e a pele sendo cortada. Uma das imagens feitas pelos fotógrafos que registram os atletas no local mostra os adolescentes passando por ela momentos antes (veja acima).
De acordo com a Polícia Civil, o Setor de Investigações Gerais (SIG) do 3º Distrito Policial (DP) da cidade esclareceu a autoria do roubo após um trabalho de inteligência policial, cruzamento de dados, coleta de imagens de monitoramento e identificação técnica.
Conforme divulgado pela corporação, os menores confessaram o crime na presença dos responsáveis, durante uma entrevista formal à polícia, na quinta-feira (3). Ainda na ocasião, uma testemunha reconheceu os dois e uma das bicicletas utilizadas durante o ocorrido foi apreendida.
À equipe de reportagem, a delegada do 3º DP, Liliane Doretto, contou que as investigações foram iniciadas minutos depois do roubo da corrente. Apesar da confissão, ela explicou que os adolescentes não foram apreendidos porque não houve detenção em flagrante.
“Nós esclarecemos a autoria. Como são menores, a delegacia competente é a Diju [Delegacia da Infância e Juventude]. Nós vamos mandar todo o inquérito policial com as provas pertinentes à delegada de lá para ela representar pela internação ou fazer o que ela bem entender”, disse Liliane.
O roubo
Mulher fica ferida ao ter corrente arrancada do pescoço na orla da praia no litoral de SP
Tamyris havia corrido até o Ferry Boat e estava voltando para casa por um trecho pela ciclovia. Nas redes sociais, ela fez um alerta para as mulheres que, assim como ela, treinam sozinhas (assista acima).
“Eles passaram de bike, vieram por trás e pegaram minha corrente. Puxaram com força e eu fui com o pescoço para frente. Caiu meu fone e eu notei que roubaram minha corrente”, contou.
Ela, no entanto, afirmou que não os viu de frente, pois eles pegaram a correntinha pelas costas, fugiram e entraram na primeira rua à direita. “Foi muito forte, mas muito rápido ao mesmo tempo. Não sei se estavam com algo cortante porque eles puxaram e foram embora”.
Tamyris com a corrente roubada (à esq.) e ela ferida após o crime (à dir.)
Reprodução
“O único lugar que ando sozinha é [quando estou] correndo. Faço meu treino só e, agora, estou traumatizada até nisso, com medo de ser assaltada, com medo de acontecer coisa pior, sensação horrível de incapacidade”, finalizou.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
00:00