Minas Gerais lança novas rotas turísticas
Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais/Divulgação
Minas Gerais ganhou oficialmente duas novas rotas turísticas religiosas para quem quer conhecer as mais tradicionais manifestações de fé do estado, além da gastronomia e cultura local. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, em parceria com o Sebrae Minas (leia mais abaixo).
As rotas Caminho da Agonia, na Serra da Mantiqueira, e Caminhos Franciscanos, no Vale do Mucuri, foram lançadas nesta terça-feira (19) durante a Travel Next 2025, realizado no Expominas, em Belo Horizonte.
O intuito é valorizar a cultura e a gastronomia de cada cidade, além da produção artesanal e do turismo comunitário.
Conheça as rotas turísticas
Caminho da Agonia: tem cerca de 60 km e passa por quatro cidades da Mantiqueira: Cristina, Maria da Fé, Pedralva e Itajubá. O trajeto é voltado para peregrinação, caminhadas, cicloturismo e contemplação da natureza.
Caminhos Franciscanos: com 42 km de extensão, a rota percorre pelas cidades de Teófilo Otoni, Itambacuri, Lajinha e Frei Gaspar.
As novas rotas foram estruturadas por meio do programa Check-In Turismo, criado em 2021, com foco na qualificação de empreendedores locais e na promoção de destinos turísticos.
Turismo bem-estar: como uma pousada no MG virou refúgio para corpo e mente