No ano em que completa 6 décadas, emissora ganha produção sobre a sua história contada pelo seu presidente e outras personalidades da TV como Boni, Hélio Costa, Roberto Irineu e Paulo Marinho. Programa especial vai ao ar no sábado (21), após Mania de Você. Tubal de Siqueira Silva no programa especial Minas no Mundo
TV Integração/Reprodução
“Essa é a força da televisão: ela mostra! Ela não escreve, ela não diz, ela mostra. No momento em que a pessoa não tiver interesse, não gostar da radiodifusão, não deve trabalhar com televisão. A televisão exige muito de quem ali trabalha!”
A história do empresário Tubal de Siqueira Silva, 87 anos, à frente da TV Integração, primeira emissora afiliada com programação exclusiva da Rede Globo, será contada no programa especial Minas no Mundo no próximo sábado (21), logo após a novela Mania de Você. No dia seguinte, o conteúdo poderá ser visto e revisto no Globoplay.
Para contar essa história de pioneirismo, ousadia e paixão, o especial tem depoimentos do próprio presidente da TV Integração, do presidente do Grupo Globo, Paulo Marinho; do vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Globo, Roberto Irineu Marinho; do ex-presidente da República José Sarney; do ex-diretor da Globo Boni; do ex-árbitro de futebol, comentarista e superintendente da TV Rio Sul, Arnaldo Cézar Coelho; do presidente do Grupo Jaime Câmara e TV Anhanguera, Jaime Câmara Júnior e do jornalista e ex-ministro das Comunicações, Hélio Costa.
“Minas no Mundo registra a força do pioneirismo e permite que as próximas gerações entendam o imenso compromisso da TV Integração com Minas, com o desenvolvimento da região e com o jornalismo, desde os seus primórdios”, afirmou Daniela Abreu, diretora de jornalismo da TV Integração.
‘Minas no Mundo’: programa especial traz história de Tubal de Siqueira Silva na TV Integração
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
TV Integração é a primeira emissora afiliada com programação exclusiva da Rede Globo
O programa especial mostra a evolução da televisão no Brasil à medida em que narra o desenvolvimento da TV Integração, a primeira emissora afiliada com programação exclusiva da Rede Globo no país, uma das pioneiras na radiodifusão no interior do país e também a defender a importância de uma emissora de TV para o progresso regional.
Paulo Marinho no Rio de Janeiro em entrevista à diretora de jornalismo da TV Integração, Daniela Abreu.
TV Integração/Reprodução
Além de entrevistas, o programa especial também conta com fotos e vídeos selecionados do Centro de Documentação da TV Integração, que reúne o acervo da emissora. Registros históricos que eternizam a paixão de Tubal Siqueira pelo jornalismo e pela radiodifusão.
Os depoimentos são reveladores e trazem fatos e curiosidades que marcaram a história não só da TV Integração, mas da interiorização da televisão no país. Foram horas nas ilhas de edição para levar ao público um conteúdo rico e diverso.
“Com certeza ficará para a história da TV! Podem esperar histórias de amor à radiodifusão, histórias de cumplicidade, e principalmente de ousadia. Afinal investir em um negócio novo em um período de incertezas foi também uma certa aventura”. disse a gerente de Jornalismo, Fernanda Lília de Almeida.
Responsável por conduzir as entrevistas com Tubal de Siqueira Silva, a jornalista e apresentadora Vanessa Carlos valorizou a oportunidade de ajudar a contar a história dele e da TV Integração para o Brasil.
“Fizemos um trabalho extenso de pesquisa sobre a história da emissora e sobre a história do Sr. Tubal para chegar embasados para as entrevistas. Eu nunca imaginei que estaria envolvida em um projeto como esse, é diferenciado. E depois de 23 anos trabalhando aqui na TV Integração, considero que foi um presente fazer a entrevista com o Sr. Tubal”, celebrou.
“O Dr. Tubal sempre buscou pela qualidade. Ele viajou o mundo para trazer para a TV Integração o que existia de melhor. Quando as pessoas assistirem vão se identificar com fatos e histórias, com certeza”, completou Vanessa Carlos.
“Inspirado por Assis Chateaubriand, Dr. Tubal teve uma coragem inacreditável ao sonhar e efetivamente desenvolver um canal de televisão no interior do Brasil nos anos 1960 e 1970, um momento em que até as capitais tinham a TV operando de maneira completamente artesanal e improvisada, com difícil acesso às tecnologias e uma pobre transmissão por antena UHF”, finalizou Daniela Abreu.
Fernanda Lilia, Daniela Abreu, Tubal de Siqueira Silva, Arcênio Corrêa, Vanessa Carlos e Stanley Matias durante gravação do Minas no Mundo.
TV Integração/Reprodução
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas