Silvio Costa Filho alegou que pretende assinar o decreto que permite a incorporação de novas áreas no porto até fevereiro de 2025. Ministro de Portos e Aeroportos faz anúncios para a Baixada Santista
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou a ampliação da área do Porto de Santos, o maior da América do Sul, para 20,4 milhões de metros quadrados. Com inclusão de 12,6 milhões de m² somados aos 7,8 milhões de m² atuais, a expansão, a longo prazo, equivale à criação de quase outros dois portos, segundo a Autoridade Portuária de Santos (APS).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Em entrevista à TV Tribuna, afiliada da Globo, o ministro afirmou que a capacidade do cais santista será dobrada. Segundo ele, a expectativa é que o decreto seja assinado até fevereiro de 2025. “A partir daí, o presidente Pomini vai fazer um amplo debate e diálogo com investidores nacionais e internacionais”, comentou.
O objetivo, segundo Costa Filho, é captar investidores para empreenderem nessa nova área. “Isso significa planejamento estratégico, melhoria da governança e, mais do que isso, oportunidade de desenvolvimento da região”, disse.
A ampliação, para ele, é um planejamento a longo e a médio prazo às próximas gerações. “A gente quer cada vez mais ampliar a estrutura do Porto, mas é fundamental que a Baixada Santista possa se desenvolver no todo, tanto é que agora vai se ter um olhar também para São Vicente”, acrescentou.
De acordo com ele, as áreas a serem ampliadas são temas de debates técnicos. “São Vicente está tendo olhar do governo do presidente Lula, da autoridade portuária, está no nosso planejamento estratégico”, complementou.
Costa Filho pontuou também sobre a expectativa de que a primeira etapa do aeroporto de Guarujá seja entregue até junho. “Isso é muito importante para o desenvolvimento de turismo de negócio, mas sobretudo sobre o turismo de lazer”, afirmou.
Infraestrutura
Presidente da APS, Anderson Pomini
Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal
O presidente da APS, Anderson Pomini, disse que esta foi a décima visita do ministro em um período de 12 meses. Para ele, isto destacou a importância do Porto de Santos para o ministério, para o Governo Federal e para o Brasil em geral.
“É um anúncio extremamente importante, que representa o efetivo resgate do Porto de Santos, ou seja, hoje o Porto de Santos tem 7 milhões e 800 mil metros quadrados, o que nós propomos é a inclusão de mais 12 milhões de metros quadrados”, disse.
Pomini afirmou que o Porto de Santos deve atender o gráfico crescente olhando para os próximos 30 anos e, assim, afastar o discurso de que está no próprio limite. “Hoje ele cresce, em média, 10% ao ano e o Poder Público precisa correr atrás dessa programação”, acrescentou.
Ele ressaltou que, em dezembro do ano passado, o Porto de Santos foi retirado do programa de privatização e considerou que o anuncio realizado nesta quinta-feira (12) foi um “plano ousado para um Porto, pensando na infraestrutura para daqui 30 a 40 anos”.
ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho
Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos