RJ1: Veja na íntegra a edição desta quarta-feira 03 de setembro de 2025
Moradores de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, denunciam acúmulo de lixo e descarte irregular de resíduos em diferentes bairros da cidade. Segundo eles, a coleta não é feita há pelo menos cinco dias em locais como Cascatinha, Itamarati e Corrêas, mesmo com o serviço de disque entulho em funcionamento.
Além do lixo acumulado, o descarte irregular de entulho preocupa. Em alguns locais, o material é deixado nas calçadas, obrigando pedestres a andar pela rua e aumentando o risco de acidentes.
Na Estrada Mineira, a situação é considerada mais crítica. Segundo relatos, o excesso de resíduos atraiu ratazanas, que circulam principalmente à noite e já chegaram a invadir quintais.
📱 Siga o canal do g1 Região Serrana no WhatsApp.
Em nota, a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) reconheceu o aumento do volume de resíduos nos fins de semana, mas afirmou que as equipes trabalham diariamente para normalizar a coleta.
A empresa informou ainda que o disque entulho funciona normalmente e que realiza o recolhimento de materiais descartados de forma irregular em diferentes pontos da cidade. Também há caçambas em locais estratégicos para o descarte de pequenos volumes.
A Comdep reforçou que moradores podem solicitar a retirada de materiais pelo telefone (24) 2292-9500 e lembrou que o descarte irregular é crime ambiental, sujeito a multa de até R$ 10 mil.
Moradores de Petrópolis denunciam acúmulo de lixo
Divulgação