Morre Edson Moreira, aos 82 anos
Divulgação/Ascom
O historiador, professor e teólogo Edson Moreira faleceu aos 82 anos nesta terça-feira (2) em Maceió, capital de Alagoas. A causa do falecimento não foi divulgada. A Federação de Municipal de Ação Cultural (FMAC) emitiu uma nota lamentando a morte (Confira ao fim do texto).
Edson se tornou uma das grandes referências do movimento negro do estado. O professor lutou para a valorização da cultura afro-brasileira no território alagoano, defendendo a identidade do povo negro e pela valorização da cultura afro-brasileira.
O historiador também idealizou o monumento de Ganga Zumba, antigo líder do Quilombo dos Palmares, antecessor de Zumbi. A peça pode ser encontrada na Orla de Cruz das Almas, em Maceió.
📲 Participe do canal do g1 AL no WhatsApp
Edson também teve um papel importante para consolidar o 20 de novembro como Dia da Consciência Negra em Alagoas, além de criar o Casa-Museu Quilombo Real, o ponto é um espaço cultural com o objetivo de promover a história afro-brasileira em Maceió.
Sua trajetória ficou marcada pelo compromisso com a história dos Palmares e suas contribuições estão armazenadas em livros e espaços em Alagoas.
O velório de Edson Moreira será realizado no Campo Santo Parque das Flores, a partir das 11h e o sepultamento às 18h.
Nota da Federação Municipal de Ação Cultural
É com profunda tristeza que a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), comunica o falecimento do professor Edson Moreira, conhecido por sua luta na preservação histórica ancestral negra em Alagoas.
Transformou sua casa no Casa-Museu Quilombo Real, para que a comunidade maceioense pudesse ter acesso à símbolos e artefatos que contam a história de luta do povo negro no Brasil.
Um guardião da cultura popular, cujo o legado permanecerá vivo.
VÍDEO: Estátua de Ganga Zumba é colocada em praça de Maceió
Estátua de Ganga Zumba é colocada em praça de Maceió
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Leia mais notícias da região no g1 AL