O governo de Donald Trump emitiu um visto para a deputada Erika Hilton (PSOL) considerando seu gênero como masculino, e ela classificou o ato como “transfobia de Estado”. Erika Hilton: Defender agenda LGBTQIA+ é um projeto de democracia
O governo de Donald Trump emitiu um visto para a deputada federal Erika Hilton (PSOL) considerando seu gênero como sendo masculino. Erika é uma das duas primeiras parlamentares trans da Câmara dos Deputados e classificou a situação como uma “transfobia de Estado praticada pelo governo americano”.
👩 Mulher cisgênero (ou mulher cis): é a pessoa que foi designada do sexo feminino ao nascer e se identifica como mulher. Ou seja, sua identidade de gênero corresponde ao gênero atribuído no nascimento.
👩 Mulher transgênero (ou mulher trans): é a pessoa que foi designada do sexo masculino ao nascer, mas se identifica como mulher. Sua identidade de gênero é diferente do gênero atribuído no nascimento.
Em 2022, o g1 entrevistou a influencer digital Alina Durso sobre o tema. Na época, a participação da cantora e atriz Linn da Quebrada no Big Brother Brasil 22 deu destaque ao debate sobre identidade de gênero, principalmente depois que outros participantes do reality show usaram pronomes masculinos para se referir a ela.
Saiba a diferença entre orientação sexual, expressão e identidade de gênero
“A gente pode definir uma pessoa como cis gênero aquela que se identifica com o gênero que foi determinado em seu nascimento. Quando alguém nasce com um pênis, ela automaticamente é criada como um homem e para desempenhar papéis de homem na sociedade. Caso essa pessoa cresça e se identifique com o papel que foi designado no nascimento de acordo com a sua genital, essa pessoa é um homem cis gênero. Uma pessoa cis é uma pessoa que se identifica com o gênero que lhe foi designado no nascimento”, disse Alina Durso.
“A pessoa trans é aquela que passa disso. Eu, no meu caso, fui criado para ser um menino. Só que eu não me identifico. Me identifico enquanto uma travesti, então não sou uma pessoa cis”, completou a digital influencer.
Qual a diferença entre os termos trans e travesti?
Em diversos momentos de sua trajetória política, Erika Hilton também usou o termo travesti para se referir a si mesma. Quando foi eleita deputada federal, comemorou o resultado no Instagram com a frase: “Travesti preta eleita. É federal. Pela primeira vez na história!”.
Assim como uma mulher trans, uma travesti é uma pessoa que não se identifica com o gênero masculino atribuído ao nascer. Em entrevista ao g1, a psicóloga Helena Liesegang explicou que as duas identidades andam juntas.
“As duas são identidades femininas, mas a diferença é que travesti tem uma carga política muito grande, uma identidade essencialmente latino-americana, associada à resistência, a uma questão de marcar quem você é, sem estar pautada na cisgeneridade”, disse a especialista.
VEJA TAMBÉM
G1 Explica: transição de gênero
O que é transfobia?
Já transfobia é o termo usado para o preconceito, discriminação ou hostilidade direcionada a pessoas transgênero, ou seja, aquelas cuja identidade de gênero é diferente do sexo atribuído ao nascimento.
A transfobia foi equiparada ao crime de racismo pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2019.
Ao longo de sua carreira, Erika foi alvo frequente de ataques transfóbicos, já tendo sofrido ameaças de morte em mais de uma ocasião.
Erika avaliou que o episódio do visto americano é um problema, também, diplomático.
“É uma situação de violência, de desrespeito, de abuso, inclusive, do poder, porque viola um documento brasileiro. É uma expressão escancarada, perversa, cruel, do que é a transfobia de Estado praticada pelo governo americano. Quando praticada nos Estados Unidos, ainda pede uma resposta das autoridades e do Poder Judiciário americano. Mas quando invade um outro país, pede também uma resposta diplomática, uma resposta do Itamaraty”, afirmou a parlamentar..
Diante do erro no visto, a deputada se recusou a utilizar o documento e não foi ao evento para o qual havia sido convidada, nos Estados Unidos.
Erika Hilton durante entrevista em São Paulo, em outubro de 2022
Carla Carniel/Reuters
VEJA TAMBÉM
Entenda as definições das identidades de gênero como ‘cis’, ‘trans’ e ‘não-binário’