Um novo incêndio florestal de grandes proporções foi registrado nesta quarta-feira (22) ao norte de Los Angeles, na região de Castaic, Califórnia, provocando evacuações forçadas e uma corrida contra o tempo para conter as chamas. De acordo com o Departamento de Bombeiros do Condado de Los Angeles, pelo menos 31 mil pessoas foram forçadas a sair de casa por causa das chamas e outras 23 mil receberam avisos de alerta de evacuação.
As autoridades informaram que o fogo avança rapidamente, com uma taxa de propagação equivalente a um campo de futebol queimado a cada 10 segundos. Com os ventos da temporada de Santa Ana potencializando o risco, o Serviço Nacional de Meteorologia emitiu alertas de bandeira vermelha para os condados de Los Angeles e Ventura, indicando condições críticas para a propagação de incêndios até quinta-feira à noite.
As previsões meteorológicas indicam a possibilidade de chuva no próximo final de semana no sul da Califórnia, o que poderia aliviar os riscos de novos incêndios, mas traz uma ameaça significativa de deslizamentos de terra e fluxos de lama nas áreas queimadas. A prefeita de Los Angeles, Karen Bass, emitiu uma ordem executiva para acelerar os esforços de limpeza nas regiões afetadas, incluindo a remoção de vegetação queimada e a instalação de barreiras para evitar danos maiores.
“Os incêndios criam novos desafios. Com a chegada da chuva, o risco de deslizamentos e fluxo de lama nas comunidades atingidas pelo fogo é uma preocupação real”, declarou Kathryn Barger, supervisora do condado de Los Angeles.
Os bombeiros continuam a monitorar pontos críticos nos maiores incêndios da temporada, Palisades e Eaton, que desde 7 de janeiro já mataram 28 pessoas e destruíram mais de 14 mil estruturas. A diretora de saúde pública do condado, Barbara Ferrer, alertou que as cinzas podem conter materiais tóxicos, como metais pesados e arsênico, causando riscos à saúde mesmo com exposição breve.
Equipes de emergência estão reforçando barreiras em áreas de risco, enchendo sacos de areia e limpando bacias de drenagem. A prefeita Bass também pediu aos moradores que consultem as orientações no site oficial da cidade para proteção contra a exposição ao ar contaminado.
O incêndio Hughes é apenas um dos vários registrados recentemente na Califórnia, que enfrenta uma combinação de vegetação seca, baixa umidade e ventos fortes. Nas redes sociais, circulam imagens dramáticas da destruição causada pelas chamas, reforçando a necessidade de planos de evacuação e preparo em situações de emergência.
JUST IN: A massive new fire errupts near the Los Angeles County community of Castaic, already growing to over 1000 acres.
“This is something to be concerned about.”
The Hughes Fire was first reported around 11:00 am.
The California Department of Forestry and Fire Protection… pic.twitter.com/aIKzkpGaFm
— Collin Rugg (@CollinRugg) January 22, 2025
#UPDATE: Hughes Fire Near Castaic Lake
The fire is now at 3,400 acres with 0% containment, it has already prompted mandatory evacuations after igniting just before 11 a.m. Stay safe and #ProtecTheWorld with Citizen. pic.twitter.com/PLL4nb6y6V— Citizen Los Angeles (@CitizenAppLA) January 22, 2025
New start, California: The Hughes Fire is burning in Santa Clarita Valley and is already estimated to be 500+ acres.
Some evacuations are underway, for parents, North Hills Elementary is under evacuation and students are being transported to the Castaic Sports Complex.… pic.twitter.com/DVOL8mhQbJ
— The Hotshot Wake Up (@HotshotWake) January 22, 2025
BREAKING: A wildfire has broken out near Castaic Lake, California, prompting a mandatory evacuation order.
pic.twitter.com/0JKSVnQnh5— Benny Johnson (@bennyjohnson) January 22, 2025
Leia Também: Tyra Banks revela ter perdido casa em incêndios na Califórnia