De fevereiro a abril deste ano, a obra do Hospital Oncológico Samuel Libânio em Pouso Alegre evoluiu muito em todos os pavimentos. Crédito: Divulgação
De fevereiro a abril deste ano, a obra do Hospital Oncológico Samuel Libânio de Pouso Alegre evoluiu muito em todos os pavimentos. Todos os visitantes que têm a oportunidade de conhecer o local ficam impressionados com a grandeza da obra e o quanto ela é importante para a saúde na região. Ao todo, são cinco pavimentos e mais de 11 mil metros quadrados de construção. O prédio também conta com um heliponto e toda estrutura para fazer o tratamento oncológico, exames e cirurgias para pacientes regionais.
O Hospital Oncológico Samuel Libânio vem cumprindo com êxito sua meta de salvar vidas, agilizar tratamentos e oferecer esperança aos pacientes de Pouso Alegre e região. Desde a inauguração do térreo em junho de 2024, milhares de atendimentos estão sendo realizados. A nova recepção ampliou o acesso do paciente e agilizou o processo de tratamento. Nessa primeira fase, estão em funcionamento 36 consultórios e duas salas de cirurgias. A equipe é composta por mais de 120 profissionais próprios, incluindo médicos, assistentes sociais e administrativos, além do apoio terceirizado.
Crédito: Divulgação
Evolução de fevereiro a abril de 2025
1º Pavimento
No primeiro pavimento todas as paredes de drywall foram finalizadas.
“Foi iniciado o fechamento dos forros também de drywall, sendo que praticamente metade do primeiro andar já está com forro pronto. Iniciamos a pintura das paredes e forros. Na parte elétrica, todos os cabos de energia já foram passados e os circuitos testados. Iniciamos também a instalação dos racks de dados e das luminárias nos tetos”, conta o engenheiro Marcelo Henrique Ferreira.
Ainda no primeiro pavimento, todas as copas de funcionários e depósitos de material de limpeza foram azulejadas nas paredes e pisos.
“Os vestiários e banheiros foram azulejados nas paredes, sendo que no piso foi feita uma impermeabilização diferente dos outros ambientes, com um material mais resistente para não ter risco de infiltração. Na recepção principal, na frente dos elevadores, foram instalados azulejos em parte da parede sendo que em outra será instalado um painel de madeira”, explica a engenheira Aline Gomes.
Destaque também para climatização já finalizada 100% no primeiro pavimento, sendo que no mesmo andar estão sendo instalados os acabamentos de alumínio em todas as janelas e todas as instalações hidrossanitárias também já terminaram.
2º Pavimento
No segundo pavimento continua a instalação das placas de drywall e o nivelamento das paredes com massa própria para drywall. “Iniciamos as instalações hidrossanitárias, de madeiras no interior das paredes de drywall e de climatização no segundo andar”, acrescenta a engenheira Aline.
3º Pavimento
Destaque também para os serviços no terceiro pavimento e no terraço do Hospital Oncológico.
“No terceiro pavimento, instalamos duas portas que dão acesso à área externa, onde fica o poço do elevador do heliponto, e na cobertura realizamos a instalação de estrutura de ferro e de alumínio para um túnel que vai o elevador do heliponto ao interior do hospital. Ressalto também a locação dos maquinários de climatização de todo o prédio e a instalação também das janelas que estavam faltando na lateral de todos os andares”, finaliza o engenheiro Marcelo.