Pedido de antecipação foi feito pela prefeitura ao governo estadual. Dispositivos viários vão ficar na SP-304, no bairro Santa Teresinha e na Balbo, e previsão é de conclusão em 14 meses. Rodovia Geraldo de Barros, em Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
O início das obras de dois viadutos na Rodovia Geraldo de Barros (SP-304), em Piracicaba (SP), tiveram data antecipada para fevereiro de 2025, e a previsão de conclusão é em 14 meses. O pedido de antecipação foi feito pela prefeitura ao governo estadual. As informações são da administração municipal.
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As obras estavam incluídas no contrato de concessão e previstas para começar em 2036 (no 16º ano de concessão).
No entanto, em abril deste ano, após pedido do prefeito Luciano Almeida (PP), a Secretaria de Parcerias em Investimentos emitiu ofício determinando que a Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) comunicasse à Concessionária Eixo o adiantamento das obras.
Um viaduto será construído no quilômetro 169, no bairro Santa Teresinha (nas proximidades do posto Bigaton), e outro no quilômetro 171, na Balbo.
Segundo o prefeito, as obras são fundamentais para melhorar o fluxo do trânsito na região.
“Este é o começo de um projeto muito importante para que possamos diminuir os riscos de acidentes, melhorar o acesso aos bairros da região e o fluxo de trânsito”, afirmou.
Segundo o governo municipal, a antecipação das obras foi pedida já em 2021, no início da atual gestão, após estudos e justificativas da necessidade de melhorias no trecho para evitar acidentes que acontecem com frequência nesse trecho, devido ao fluxo intenso de veículos.
Prefeito Luciano Almeida e secretária Jane Franco com representantes da Eixo para anúncio do início das obras
Prefeitura de Piracicaba
Como serão os dispositivos
O projeto, que tem investimento de R$ 30.188.543,00, prevê a execução do viaduto do quilômetro 169 em nível, ou seja, tendo a rodovia elevada, e o dispositivo do quilômetro 171 contemplando a rodovia por passagem inferior, para solucionar os conflitos existentes no trecho.
“O primeiro trecho terá o trânsito da rodovia desviado por cima do viaduto e o acesso ao bairro por baixo. Já o segundo, no km 171, será o inverso, com a rodovia por baixo do viaduto e a saída do bairro por cima”, explicou Geraldo Andrade, superintendente de obras da Eixo.
Trechos com histórico de acidentes
A secretária de Mobilidade, Trânsito e Transportes (Semuttran), Jane Franco Oliveira, detalhou ainda que o trecho onde os dispositivos serão instalados é um dos que mais registram acidentes de trânsito.
“As obras demandavam urgência porque se trata de um trecho, dentro da chamada concessão PIPA (Piracicaba-Panorama), com maiores índices de sinistros de trânsito. Por isso, este é um investimento muito importante que vem para contribuir com a mobilidade urbana e segurança do trânsito”, explicou.
Trajeto do novo anel viário que vai integrar rodovias na região de Piracicaba
Reprodução
Anel viário
O prefeito também estimou que a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) deve emitir em breve a licença ambiental prévia para construção de um novo anel viário na região.
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Ele terá início no quilômetro 27 da Rodovia Fausto Santomauro (SP-127) e término no quilômetros 174 da Rodovia Geraldo de Barros (SP-304), com ligação no entroncamento com a Rodovia Hermínio Petrin (SP-308), na altura do quilômetro 176.
O projeto engloba cerca de 15 quilômetros de extensão. Para a Semuttran, com a construção haverá uma diminuição significativa do VDM – Veículo Diário Médio, nos cinco quilômetros iniciais da rodovia Geraldo de Barros, principalmente de tráfego pesado, e consequentemente diminuirá o índice de acidentes e óbitos.
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