Criminosos levavam cocaína aos continentes europeu e africano por equipamentos com satélites e embarcações capazes de atravessar o oceano. Operação foi deflagrada nesta terça (29). PF de Campinas cumpre 35 mandados em operação contra tráfico internacional de drogas
A Polícia Federal (PF) cumpre mandados de prisão em Limeira (SP) e Iracemápolis (SP) durante operação contra o tráfico internacional de drogas nesta terça-feira (29). Os alvos no Brasil da investigação transportavam cocaína para outros países em barcos e veleiros, especialmente aos continentes europeu e africano, pelo uso de equipamentos com satélites e embarcações capazes de atravessar o oceano.
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba e região
Durante as ações, 23 pessoas foram presas em diferentes cidades e estados na Operação Narco Vela Além dos mandados de buscas e prisão, a Justiça Federal determinou a apreensão e bloqueio de bens no valor de R$ 1,32 bilhões.
Órgãos internacionais
A investigação contou com ações da Agência Americana de Combate às Drogas (Drug Enforcement Agency – DEA) da Marinha dos Estados Unidos, da Guarda Civil Espanhola e da Marinha Francesa.
Mais de 300 policiais federais e 50 policiais militares do Estado de São Paulo participam da operação e cumprem quatro mandados de prisão preventiva, 31 mandados de prisão temporária e 2 de busca e apreensão, expedidos pela 5ª Vara Federal de Santos (SP) nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Pará e Santa Catarina.
Operação da PF contra tráfico internacional de drogas com uso de veleiros e barcos tem alvos em Limeira e Iracemápolis
Reprodução/EPTV
LEIA TAMBÉM
Polícia cumpre 4 mandados em ação contra crimes de patrimônio e roubos de casas
Como começou a operação?
A investigação se iniciou a partir de uma comunicação de apreensão de três toneladas de cocaína em um veleiro brasileiro em alto mar feita em fevereiro de 2023 pela Agência de Combate às Drogas (DEA) dos Estados Unidos. A abordagem foi feita próximo ao continente africano pela Marinha Americana.
Segundo informações da Polícia Federal, outros carregamentos também foram interceptados em águas internacionais pela Guarda Civil Espanhola e Marinha Francesa.
Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação ao tráfico e organização criminosa.
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba e região
VÍDEOS: assista às reportagens da EPTV