Operação investiga mortes e ocultação de cadaver em Boa Vista
Reprodução
Uma operação foi deflagrada nesta quarta-feira (30) contra suspeitos de integrar uma facção criminosa da Venezuela suspeita de envolvimento nas mortes e na ocultação dos cadáveres em um cemitério clandestino entre os bairros Pricumã e Cinturão Verde, zona Oeste de Boa Vista. Cinco mandados de busca e apreensão são cumpridos.
Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal do Tribunal do Júri e da Justiça Militar. Os cinco alvos são apontados como membros da facção.
As buscas ocorrem em imóveis localizados na zona Oeste de Boa Vista. Agentes fazem varreduras no terreno em busca de corpos enterrados, além de armas, munições e entorpecentes.
A ação conjunta mobiliza o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público de Roraima, Polícia Civil, Polícia Militar, Departamento de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (DEINT/SESP) e o Corpo de Bombeiros.
LEIA TAMBÉM:
Criminosos usavam cal para disfarçar mau cheiro de corpos enterrados em cemitério clandestino
Corpos em cemitério clandestino foram encontrados após homem fugir para não ser morto por facção
Polícia acha cinco corpos enterrados em cemitério clandestino em Boa Vista
Cemitério clandestino
Corpos foram encontrados em buscas feitas nesta quarta-feira (22)
Divulgação/Polícia Civil
Nove corpos foram encontrados escondidos em um terreno baldio chamado pela polícia de cemitério clandestino, em janeiro deste ano.
Os primeiros corpos foram encontrados após um homem, de 29 anos, fugir para não ser morto por uma facção venezuelana conhecida por “Trem de Arágua”. As cinco vítimas eram dois homens e três mulheres – duas estavam abraçadas na mesma cova.
De acordo com a Força Tática do Bope da Polícia Militar, enquanto fugia correndo da facção, o homem foi contido por moradores que achavam que ele estava invadindo as casas para roubar. Aos agentes, ele disse que a família havia sido sequestra pela facção. O caso é investigado pela Polícia Civil.
“Está sendo confirmada essa informação para se ter uma dimensão de o motivo dele estar afastado da esposa dele porque a princípio eles ficavam em um abrigo, mas não ficavam no mesmo grupo. Então, se está tentando confirmar essa informação, se a família de fato está desaparecida ou se efetivamente eles perderam o contato nos últimos dias”, explicou o delegado Luiz Fernando, responsável pelas investigações à época.
Policiais do Bope escavam terreno em busca de mais vítimas
Arquivo pessoal
O homem apontou outros dois, um de 29 anos e um de 27, como sendo os membros da facção responsáveis pelo sequestro. Eles eram os mandantes de vários homicídios de venezuelanos no bairro Pricumã, de acordo com a polícia.
O homem era olheiro da facção e chegou a testemunhar vários homicídios e o momento em que os corpos foram enterrados. Ele mostrou aos agentes onde os corpos estavam.
Após os corpos serem encontrados, o homem ficou sob proteção da polícia e, posteriormente, foi liberado. Segundo o delegado Luiz Fernando, ele foi orientado a não retornar para região e a ficar próximo de unidades da polícia.
Inicialmente, quatro pessoas foram detidas suspeitas de cometerem os crimes. No entanto, na delegacia, dois homens foram autuados em flagrante pelos crimes de ocultação de cadáver, associação criminosa e ameaça.
Polícia acha cinco corpos enterrados em cemitério clandestino e segue com buscas
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.