Foram notificados 6.490 acidentes graves em 2024. João Pessoa e Campina Grande lideram as ocorrências de acidentes de trabalho no estado. Paraíba tem média de 18 acidentes de trabalho graves por dia
TV TEM/Reprodução
O número de acidentes de trabalho graves na Paraíba cresceu 60% em dois anos. Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, uma ferramenta do Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
De acordo com os registros do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan/MS), em 2024 foram notificados 6.490 acidentes graves relacionados ao trabalho no estado. Isso representa uma média de 18 trabalhadores gravemente feridos por dia. Em 2022, esse número era de 4.066.
João Pessoa e Campina Grande lideram as ocorrências, com 2.334 e 1.633 notificações, respectivamente.
Para o procurador do Trabalho Raulino Maracajá, os números são muito preocupantes. “Em um estado como o nosso, com um baixa densidade demográfica é um número altíssimo: 18 paraibanos que se acidentam por dia”, pontuou.
Raulino destacou que os números oficiais são apenas de trabalhadores com carteira assinada, os informais não entram nessas estatísticas.
Esses dados por mais que sejam estarrecedores, ‘dados de guerra’, ainda são subnotificados. O número real de acidentes e adoecimentos é muito maior”, alertou o procurador do Trabalho Raulino Maracajá.
Conscientização
Em abril acontece a campanha de conscientização e prevenção de acidentes de trabalho, o Abril Verde. “Temos que chegar antes que o acidente aconteça ou que o adoecimento do trabalhador ocorra. A prevenção é extremamente necessária, acrescentou Maracajá.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba