A Cerimônia Militar de transmissão do cargo de Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) foi realizada nesta quarta-feira (18/12), em Brasília (DF). O Tenente-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta transmitiu o cargo ao Major-Brigadeiro do Ar Sergio Barros de Oliveira. A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, além de outros Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares e convidados.
A solenidade destacou a importância da função exercida pelo Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, que auxilia no planejamento estratégico e na coordenação de atividades essenciais para o Comando da Aeronáutica.
O Chefe do EMAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Almeida, agradeceu ao Tenente-Brigadeiro Malta pelas valiosas contribuições e deu as boas-vindas ao Major-Brigadeiro Sergio. “Malta contribuiu significativamente para o fortalecimento da Força Aérea Brasileira, demonstrando uma liderança tranquila e serena, mesmo diante dos desafios, o que inspirou confiança em toda a sua equipe. Sua habilidade em promover a harmonia, aliada à notória competência técnica, deixou uma marca indelével neste órgão de Direção Geral. Estamos certos de que a continuidade do trabalho será igualmente bem-sucedida sob a liderança do Major-Brigadeiro Sergio, que assume com a mesma dedicação e compromisso com a excelência da FAB”, destacou o Oficial-General.
Ao deixar a Vice-Chefia do EMAER, o Tenente-Brigadeiro Malta falou sobre o trabalho realizado na Organização. “São quase três anos de trabalho no EMAER, uma missão que considero extremamente gratificante. Temos um time altamente competente. O EMAER desempenha um papel central na Força Aérea, coordenando atividades com todos os organismos da Instituição e gera resultados significativos para o fortalecimento da Força. Estou muito feliz e muito realizado com tudo o que foi alcançado até aqui”, destacou.
Ao assumir a posição, o Major-Brigadeiro Sérgio reafirmou seu compromisso com a missão e os valores da FAB, destacando sua gratidão pela confiança depositada. “Honrarei este novo desafio com determinação e lealdade, em prol do fortalecimento da Força Aérea Brasileira”, declarou.
Síntese Biográfica
O Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Barros de Oliveira é natural da cidade de Belém (PA) e ingressou na FAB em 1° de Fevereiro de 1983. Foi declarado Aspirante-a-Oficial Aviador em 08 de dezembro de 1989 e promovido ao atual posto em 31 de julho de 2021.
Possui todos os cursos acadêmicos de carreira e diversos cursos operacionais tais como: curso de tática aérea; curso básico de reconhecimento; International Imagery Interpretation Course, na Royal Air Force; curso de recebimento de aeronaves – modalidade asa fixa; e curso de comando de emprego.
Seus principais cargos foram: Chefe de Inspetoria Técnica do Esquadrão de Suprimento e Manutenção da Base Aérea de Fortaleza; Chefe da Seção de Instrução do Primeiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação; Chefe da Seção de Material e da Seção de Operações do Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação; Comandante do Esquadrão de Suprimento e Manutenção da Base Aérea de Canoas; Adido de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutica do Brasil na República da Índia; Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo; Chefe do Estado-Maior do Comando de Preparo, entre outros.
O Major-Brigadeiro Sergio possui 14 condecorações nacionais, é casado com a senhora Maria Jussara e tem três filhos, Rodrigo, Carolina e Isabella.
Fotos: Sargento Batista / EMAER