O Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR) realizou, nesta quarta-feira (05/02), a passagem de comando do Major-Brigadeiro do Ar Jefferson Cesar Darolt para o Major-Brigadeiro do Ar Adolfo Aleixo da Silva Júnior.
A solenidade de transmissão de cargo ocorreu, na Base Aérea de Brasília (BABR), e contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que foi recebido pelo Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto.
“Brigadeiro Darolt, sua liderança foi um verdadeiro farol para todos nós, do VI COMAR. Sob sua orientação, não apenas alcançamos importantes metas, mas também fortalecemos laços que vão além da nossa missão. Seu trabalho incansável e sua visão sempre afortunada foram fundamentais para que estivéssemos prontos para enfrentar os desafios que surgiram em nosso caminho. Hoje, também temos a satisfação de dar as boas-vindas ao novo Comandante, Brigadeiro Adolfo. Estou confiante de que sua experiência e visão trarão novas perspectivas para o VI COMAR. Tenho certeza de que sua gestão continuará a nos inspirar e a nos conduzir ao sucesso”, destacou o Comandante de Preparo.
Durante sua despedida, o Major-Brigadeiro do Ar Darolt enfatizou a importância do trabalho conjunto e do comprometimento dos militares sob seu Comando, reforçando a relevância institucional e operacional do VI COMAR ao longo de sua gestão. De acordo com o Oficial-General, nesses quase dois anos e cinco meses, o VI COMAR consolidou sua posição como referência regional das relações institucionais do Comando da Aeronáutica (COMAER), ao mesmo tempo que retomou suas ações de cunho operacional ao supervisionar as atividades das Unidades Aéreas e de Infantaria das Organizações Militares subordinadas.
“Não cumpri essa missão sozinho. Tive o apoio irrestrito de um efetivo de cinquenta militares, cujo trabalho primoroso foi fundamental para o sucesso do VI COMAR. Faço uma homenagem especial ao meu Subcomandante, Coronel Aviador Glauco, cujo compromisso, lealdade e fidelidade foram indispensáveis ao longo dessa jornada. Agradeço, também, ao Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Damasceno, pela confiança e pelas orientações seguras que me permitiram exercer essa importante função”, afirmou o Major-Brigadeiro do Ar Darolt.
Ao assumir o Comando, o Major-Brigadeiro do Ar Adolfo reforçou seu compromisso com a continuidade do trabalho de excelência e com os valores institucionais da FAB. “Hoje é um momento de grande satisfação, pois assumo a função de Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional. É um desafio, e a motivação é algo que está muito presente em mim, porque desejo conduzir esta missão com a grandeza que o Sexto COMAR merece. Para isso, conto com o comprometimento de todo o efetivo, garantindo que nossa Guarnição seja composta por profissionais motivados e capacitados. Tenho plena confiança de que teremos tempos muito felizes à frente do COMAR”, agradeceu o novo Comandante.
Antes da cerimônia de passagem de comando, foi realizado o descerramento da foto do Major-Brigadeiro do Ar Darolt, na Galeria de Ex-Comandantes do VI COMAR. Desde 1963, ano de criação da Sexta Zona Aérea – que substituiu a antiga Guarnição de Aeronáutica de Brasília (GUARNAE-BR) – 37 oficiais já ocuparam o Comando da Organização.
Em janeiro de 2021, após uma série de aprimoramentos, o VI COMAR retomou seu papel de referência do COMAER na área de jurisdição, com a missão principal de supervisionar as Organizações Militares subordinadas, especialmente no que diz respeito às atividades administrativas. No ano seguinte, em 2022, suas responsabilidades foram ampliadas, passando a incluir também a supervisão das atividades finalísticas desenvolvidas pelas unidades subordinadas. Entre elas estão as Bases Aéreas de Anápolis (BAAN) e de Brasília (BABR), além do Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV).
O evento contou, ainda, com a presença de diversas autoridades das Forças Armadas e de órgãos governamentais, incluindo o Ex-Comandante da Aeronáutica (2019-2021), Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; o Ministro-Presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo; o Ministro do STM, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; além de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, das Forças Armadas, Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares; e os Graduados-Master do COMAER e da Guarnição de Aeronáutica de Brasília (GUARNAE-BR).
Além disso, participaram a Consultora Jurídica-Adjunta do COMAER; o Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Torres; o Superintendente da Polícia Federal (PF), adidos militares acreditados junto ao governo brasileiro e representantes do Poder Judiciário, instituições e empresas, entre outras autoridades civis e militares.
Novo Comandante
Natural de São Paulo (SP), o Major-Brigadeiro do Ar Adolfo Aleixo da Silva Junior ingressou na FAB em 15 de fevereiro de 1988, sendo declarado Aspirante a Oficial em 1991 e promovido ao atual posto em 2023. Possui diversas formações, como MBA em Gestão de Processos pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Especialização em Gestão para Altos Executivos (UNILINS) e Altos Estudos em Política e Estratégia pela Escola Superior de Guerra (ESG).
Ao longo da carreira, exerceu funções como Comandante da Base Aérea de Salvador, Adido Aeronáutico na África do Sul, Chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, Subchefe de Assuntos Internacionais da Chefia de Assuntos Estratégicos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e Diretor de Economia e Finanças da Aeronáutica. Possui mais de 3.500 horas de voo em sete tipos de aeronaves e 16 condecorações nacionais. Casado com Simone Garcia Costa Aleixo e pai de Sofia Garcia Costa Aleixo.
Fotos: Sargento Marcos / CECOMSAER
Video: Sargento Neris / CECOMSAER