
Série especial “Pedintes”, do PITV 2, da Rede Clube, mostra o que acontece depois que a doação sai das mãos de quem doa. Pedintes na Zona Leste de Teresina têm horário de mendicância e cobram por estacionamento público
Reprodução
Um grupo de pedintes atua diariamente na porta de um supermercado na Zona Leste de Teresina. Em flagrante mostrado no segundo episódio da série especial “Pedintes”, exibido nesta terça-feira (25) no Piauí TV 2, da Rede Clube, três pessoas atuam em um esquema de revezamento para arrecadar dinheiro e doações.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
No flagrante, enquanto uma mulher pede doações na porta do supermercado e um homem pede dinheiro para vigiar carros no estacionamento da empresa, uma segunda mulher se posiciona em um local próximo – ela pede ajuda até o momento em que também vai ao supermercado, ocupar o lugar da outra.
Nas imagens, a primeira mulher alega que as doações serão destinadas à alimentação de dois filhos gêmeos de nove anos. Ao receber, ela armazena as mercadorias em um carrinho de compras do estabelecimento.
No estacionamento da empresa, um homem aborda clientes e se oferece para vigiar veículos. Na ausência dele, a mulher é flagrada recebendo dinheiro de um consumidor que estacionou o carro no local.
Ao ser questionada, por um doador, por quanto tempo em média fica no estabelecimento, a mulher afirma que deve sair “por volta das 15h”. Nesse horário, a segunda mulher chega para ocupar o posto.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Segundo o advogado especialista em direito do consumidor Caio Almeida, o supermercado pode ser responsabilizado pelo esquema de mendicância.
“Se o consumidor se sente constrangido, se sente ameaçado ou até mesmo enganado pela forma como ele é abordado, via de regra, o estabelecimento vai ter sim responsabilidade ,caso o consumidor venha a procurar essa responsabilização”, explica.
Pedintes na Zona Leste de Teresina têm horário de mendicância e cobram por estacionamento público
Reprodução
Pedintes na Zona Leste de Teresina têm horário de mendicância e cobram por estacionamento público
Reprodução
Pedir dinheiro nas ruas, a chamada mendicância, não é ilegal. Mas usar a boa vontade alheia para aplicar golpes, pode configurar crime de estelionato, que pode levar a de um a cinco anos de reclusão.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube