PF e CGU apuram crimes contra a Administração Pública e a lavagem de capitais no Pará
PF/Divulgação
A Polícia Federal, com apoio da Controladoria-Geral da União (cgu), deflagrou nesta terça-feira (2) em Belém e Marituba, na região metropolitana da capital, a Operação Expertise, que apura a atuação de um esquema criminoso envolvendo empresários, servidores públicos e empresas de fachada no Pará.
São cumpridos cinco mandados de prisão preventiva, uma medida cautelar para prisão com monitoramento eletrônico,18 mandados de busca e apreensão e também afastamento de seis servidores públicos.
Além disso, a PF ainda pediu bloqueio de ativos no montante de até R$ 198 milhões, afastamento do sigilo bancário e fiscal de 17 investigados e suspensão, por tempo indeterminado, das atividades econômicas de quatro empresas investigadas.
✅ Clique e siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
Veja mais notícias do estado no g1 Pará
“O objetivo é apurar a atuação de organização voltada ao cometimento de crimes contra a Administração Pública e à lavagem de capitais, mediante a contratação fraudulenta de empresas por diversos órgãos públicos estaduais e municipais do Pará, por meio da utilização de recursos federais oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e do Fundo Nacional de Saúde (FNS)”, informou a PF.
Ainda segundo a PF, a suspeita é que o esquema direcionava “licitações, adesões irregulares a atas de registro de preços, simulação ou execução parcial de contratos administrativos, repasses de vultosos valores públicos e, posteriormente, o saque em espécie e redistribuição desses recursos entre os agentes integrantes da organização”.
A PF não informou os locais dos mandados, nem identidade dos servidores e empresários investigados. Os contratos alvo da investigação somam aproximadamente R$ 198 milhões e a PF apura quanto foi desviado. A operação conta com a participação de 65 policiais federais e 6 auditores da CGU.
PF e CGU apuram crimes contra a Administração Pública e a lavagem de capitais no Pará
PF/Divulgação
MAIS VÍDEOS com notícias do Pará:
Confira outras notícias do estado no g1 PA