Segundo a Polícia Militar, as investigações começaram devido ao aumento da prática de manobras perigosas e ilegais realizadas nas ruas de Montes Claros, trazendo risco a integridade física da população, além cometerem crimes e infrações graves de trânsito. Vinte e três motocicletas foram apreendidas na manhã desta quinta-feira (19), em Montes Claros, durante a operação “Deu Red”, que busca coibir as práticas de manobras perigosas e ilegais realizadas pelos praticantes na cidade, os chamados “rolezinhos”. A primeira fase da ação, que cumpriu 24 mandados de busca e apreensão, foi realizada pela Polícia Militar em conjunto com a Polícia Civil de Minas Gerais e com o Ministério Público de Minas Gerais.
Segundo a PM, as investigações começaram devido ao aumento da prática de “rolezinhos” nas ruas de Montes Claros, trazendo risco a integridade física da população, além cometerem crimes e infrações graves de trânsito.
Ao longo das apurações, ficou constatado que os investigados agiam de forma organizada.
“A investigação colheu indicativos de que os envolvidos, de forma associada e articulada, marcam os eventos pelas redes sociais e se encontram nos logradouros públicos de maior circulação, ocasiões em que, sem o conhecimento ou autorização do órgão de trânsito competente, passam a trafegar agrupados, praticando direção perigosa; praticando barulho excessivo com os escapamentos adulterados e, por vezes, sem placas de identificação”, destacou a PM.
Ainda de acordo com as investigações, os encontros eram mostrados em tempo real por meio de lives e vídeos, no intuito de aumentar o número de seguidores para, desta forma, conseguirem lucros com a monetização e a publicidade gerada pelos vídeos.
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de associação criminosa, incitação ao crime, além dos crimes de trânsito.
Durante a operação foram apreendidos 25 celulares e 23 motos, além do bloqueio de 31 contas de redes sociais. Um suspeito foi preso.
As investigações continuam.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja outras notícias da região em g1 Grande Minas.