A polícia está analisando imagens e anotando placas de veículos para identificar os envolvidos no furto do arroz. Polícia investiga saque de carga depois de caminhão tombar na BR-226
A Polícia Civil do Maranhão está investigando o saqueamento de uma carga de arroz transportada por um caminhão, que tombou na BR-226, em Barra do Corda.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Maranhão no WhatsApp
O tombamento aconteceu por volta das 13h, dessa segunda-feira (21). O motorista não se feriu, mas a carga foi roubada. Por causa do saqueamento, feito por populares, formou-se um congestionamento na rodovia.
Polícia investiga furto de arroz de caminhão que tombou na BR-226, no MA; ‘vocês serão punidos’, diz delegado
Reprodução/Redes sociais
A Polícia Civil já iniciou uma investigação, através de denúncias recebidas na Delegacia de Barra do Corda. O trabalho se concentra em analisar imagens e anotar placas de veículos para identificar os envolvidos no furto do arroz.
“Já identificamos várias placas, vários rostos foram identificados, pessoas em picapes, em motos. Várias placas foram identificadas. Tenham certeza, vocês serão punidos, pois não deixaremos isso acontecer. Não admitiremos aqui, em Barra do corda, esse tipo de atitude onde não tem diferença nenhuma entre a pessoa que saqueia uma carga de arroz e uma pessoa, um bandido que furta uma moto, que furta um pai de família, que invade uma casa. São crimes, são furtos”, destacou o delegado Brito Júnior.
Polícia investiga furto de arroz de caminhão que tombou na BR-226, no MA; ‘vocês serão punidos’, diz delegado
Reprodução/TV Mirante
Mais de uma tonelada de arroz já foi devolvida na delegacia.
Mais de uma tonelada de arroz já foi devolvida na delegacia.
Reprodução/TV Mirante
Segundo o Código Penal Brasileiro, saquear uma carga, mesmo em situação de acidente, é crime configurado como furto qualificado. A lei prevê pena de 1 a 4 anos de prisão, além de multa. Quando o crime acontece em uma situação de vulnerabilidade, como no caso da carga furtada após o tombamento do caminhão, a punição pode ser mais rigorosa.
A Polícia Militar e a Guarda Municipal de Barra do Corda disseram que não foram acionadas para conter as pessoas que saqueavam a carga.
Já a Polícia Rodoviária Federal explicou que, quando os agentes chegaram ao local, parte da carga já havia sido saqueada e, apesar das ordens dos policiais, a multidão não obedeceu.
Os agentes então passaram a fazer registros de imagens das pessoas envolvidas e dos veículos no local. As informações foram passadas para a polícia judiciária para que os autores do saqueamento sejam identificados e respondam pelo crime de furto.
Esse foi o segundo caso de saqueamento de carga em menos de uma semana. Na sexta-feira (18), uma outra carreta, desta vez carregada de bebidas, tombou na BR-135, em São Luís, próximo à Vila Maranhão.
Carreta carregada de bebidas tomba na BR-135, em São Luís; carga foi saqueada
Reprodução/Redes sociais
Antes que a polícia chegasse, moradores já tinham levado toda a carga. Ninguém foi preso.