Prazo para o cadastro escolar em Ipatinga termina nesta quinta-feira (31)
Divulgação/Prefeitura Municipal de Ipatinga
O prazo para o cadastro escolar da Educação Infantil termina nesta quinta-feira (31), em Ipatinga. A inscrição é obrigatória para crianças de 4 e 5 anos que ainda não estudam em escolas da rede municipal ou conveniada e deve ser feita presencialmente ou pela internet.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o processo é voltado para o ano letivo de 2026 e tem como objetivo organizar o planejamento de vagas nas unidades escolares.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
Quem deve se inscrever
Devem ser cadastradas crianças com as seguintes datas de nascimento:
De 1º de abril de 2021 a 31 de março de 2022 – para o ingresso no Pré I (4 anos)
De 1º de abril de 2020 a 31 de março de 2021 – para o ingresso no Pré II (5 anos)
A inscrição é destinada apenas a crianças que ainda não frequentam a rede municipal ou conveniada de ensino. Quem já estuda nessas unidades não precisa se recadastrar.
Como fazer o cadastro
O cadastro pode ser feito presencialmente, nas secretarias das escolas municipais, dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). Pelo site da prefeitura: www.ipatinga.mg.gov.br.
Para realizar o procedimento, é necessário apresentar:
Certidão de nascimento da criança;
Comprovante de endereço atualizado no nome do responsável legal (como conta de luz, água ou contrato de aluguel).
Durante o período de férias escolares, as secretarias estão funcionando em horário reduzido. A orientação é confirmar o horário de atendimento com a escola antes de ir ao local.
A previsão da Secretaria de Educação é que os resultados dos encaminhamentos de vagas sejam divulgados em novembro, no site da Prefeitura e nas secretarias das unidades participantes.
Importância do cadastro
A secretária municipal de Educação, Ana Cristina Neves Abreu, reforçou que o cadastro é uma etapa fundamental para garantir o acesso das crianças à escola e para o planejamento da rede.
“Sabemos da correria do dia a dia, mas pedimos atenção ao prazo. Ele termina nesta semana”, disse.
Adriana Silveira, gerente da Seção de Informações, Regulamentação e Funcionamento de Ensino (SINREF), também destacou que o processo é necessário para garantir o direito à vaga e evitar contratempos no início do ano letivo.
VEJA TAMBÉM:
Hoje foi dia de vacinação no centro de Ipatinga
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Veja outras notícias da região em g1 Vales de Minas Gerais.