A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (3) uma operação para investigar a suspeita de fraude na licitação de um hospital que está em construção em Macapá (AP), além de desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro.
Estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, em Macapá e em Belém (PA). A TV Globo apurou que um dos alvos é o prefeito de Macapá, Antônio Paulo de Oliveira Furlan (MDB).
A investigação aponta indícios da existência de um esquema criminoso, envolvendo agentes públicos e empresários, que agiu para direcionar a licitação do projeto de engenharia e execução das obras do Hospital Geral Municipal de Macapá. O contrato, de R$ 69,3 milhões, foi fechado em maio de 2024.
Prefeito de Macapá agarra pescoço de integrante de equipe de reportagem
No mês passado, durante uma visita às obras do hospital, Furlan se envolveu em uma confusão com jornalistas após ser questionado sobre a demora na entrega do projeto. A confusão foi filmada e o vídeo mostra o prefeito agarrando o pescoço de um integrante da equipe de reportagem (veja vídeo acima).
A investigação aponta ainda indícios de desvio de recursos públicos da Secretaria Municipal de Saúde de Macapá. Um dos investigados teria sacado cerca de R$ 9 milhões em espécie.
Os investigados podem responder por corrupção passiva, corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro e fraude em licitação.