De acordo com a administração municipal, empresas denunciaram emissão suspeita de documentos por profissionais da saúde. A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso (MG) abriu uma investigação para apurar um possível esquema fraudulento envolvendo a emissão de atestados médicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Segundo a administração municipal, a decisão foi tomada após notificações de diversas empresas privadas, que relataram condutas suspeitas envolvendo três profissionais da saúde.
Prefeitura investiga suposto esquema de atestados médicos falsos em UPA de São Sebastião do Paraíso (MG)
Prefeitura de São Sebastião do Paraíso
As denúncias indicam que esses profissionais teriam emitido atestados para funcionários de diferentes companhias sem justificativas plausíveis.
Além disso, foram identificados casos de apresentação de atestados no setor público sem o devido registro nos prontuários médicos, o que reforça as suspeitas de irregularidades.
A prefeitura informou que todas as denúncias estão sendo apuradas, e as medidas administrativas e legais cabíveis serão tomadas conforme os resultados da investigação.
Vale lembrar que, em 2023, duas pessoas foram presas em São Sebastião do Paraíso sob suspeita de falsificar e comercializar atestados médicos. À época, a Polícia Civil apontou que o esquema criminoso envolvia a venda de documentos falsos para detentos do presídio local e para funcionários de uma empresa da região.
A prática de fornecer ou utilizar atestados médicos falsos é considerada crime no Brasil, de acordo com o Código Penal. As penas podem variar de 2 a 6 anos de reclusão, além de multa.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas