Tempo nublado em Juiz de Fora, foto de arquivo
Juliana Netto/g1
🌡A primeira semana de setembro começa com um cenário marcado por chuvas intercaladas e pelo retorno gradual do calor, principalmente no fim de semana, em Juiz de Fora e região.
🌦 A Zona da Mata mineira e o Campo das Vertentes devem experimentar um começo de mês típico de transição entre o inverno e a primavera, com instabilidade e picos de temperaturas agradáveis. A nova estação começa às 15h19 do dia 22.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Zona da Mata no WhatsApp
Após um fim de agosto com clima mais ameno e até mesmo frio e chuva em alguns municípios, a tendência agora é de que os termômetros subam ao longo da semana, especialmente a partir da quinta-feira (4).
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo permanece nublado, com chuvas esparsas nos primeiros dias do mês nas cidades das regiões.
🌧 Em Juiz de Fora, na segunda (1º) e na terça-feira (2), há previsão de pancadas rápidas de chuva, com máximas em torno de 20 °C a 21 °C e mínimas entre 13 °C e 14 °C.
☀ A partir de quarta-feira (3), o sol volta a aparecer entre nuvens e as temperaturas começam a subir gradualmente. Entre quinta e sábado (6), os termômetros devem registrar máximas de até 29 °C, com mínimas estáveis, próximas dos 14 °C.
No domingo (7), o tempo pode voltar a ficar mais instável, com possibilidade de chuvas isoladas, mas sem queda significativa nas temperaturas em algumas cidades das regiões.
☔ Conforme o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE/SEMA-MG), são esperados acumulados de chuva entre 50 e 100 mm em grande parte da Zona da Mata e em trechos do Campo das Vertentes.
Temperaturas mínimas e máximas durante a semana
Como fica setembro?
De acordo com a análise climática divulgada pelo Inmet, o mês de setembro deve apresentar chuvas dentro da normalidade para a maior parte do país, incluindo o Sudeste. Quanto às temperaturas, o órgão projeta médias acima de 15 °C.
*estagiária sob supervisão de Carol Delgado.
ASSISTA TAMBÉM: Frio pode intensificar dores musculares e articulares
Frio pode intensificar dores musculares e articulares
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes