Os animais visitam a região todo ano. As primeiras aparições acontecem em abril e se intensificam em maio, quando se dá início à temporada de baleias. Primeiras baleias-jubarte do ano são avistadas em Ilhabela, SP
“Turistas” que visitam o Litoral Norte de São Paulo todo ano, as baleias-jubarte começaram a chegar na região. Nesta segunda-feira (28), aconteceu o primeiro registro oficial de 2025, com o avistamento de dois animais em Ilhabela – veja vídeo acima.
As duas baleias foram encontradas por três pescadores na região do Bonete. Um deles afirma ao g1 que os animais deram vários saltos e chagaram perto da embarcação.
“Acontece todo ano, mas é sempre incrível, ainda mais por ser a primeira vez de 2025. Elas estavam exibidas, pulando bastante”, conta Erik Tavares, que estava acompanhado dos também pescadores Pedro Jesus e Wagner Souza.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
As baleias-jubarte são vistas no litoral paulista todo ano. As primeiras aparições acontecem justamente em abril e se intensificam em maio, quando se dá início à temporada de baleias.
Junho e julho são considerados os meses de pico da passagem das baleias, quando há o maior número de animais na região.
A espécie jubarte é considerada cosmopolita – está presente em diversos locais do mundo. Um dos grupos fica cerca de cinco meses na costa brasileira. Todo ano os animais deixam a região da Antártica com destino ao mar do Nordeste, onde se reproduzem.
O grupo que passa pelo Litoral Norte de São Paulo sai da região da Antártica, onde se alimenta durante o período do nosso verão. Depois, as jubartes vão em direção ao litoral da Bahia para se reproduzirem em águas mais quentes. É durante esse caminho que elas passam pelo Litoral Norte.
Imagem de arquivo – Baleia-jubarte em Ilhabela.
Rafael Mesquita
Turismo
Pesquisas envolvendo baleias-jubarte no Brasil mostram que a população desse animal tem aumentado cada vez mais no país. Segundo a Prefeitura de Ilhabela, a passagem delas pela região é muito bem vista, pois intensifica o turismo.
As jubartes são animais de porte grande, com média de 16 metros e mais de 40 toneladas. Elas vivem de 60 a 80 anos e não são consideradas agressivas – não há até hoje registro de ataques contra humanos. Mesmo assim, há uma série de orientações que devem ser seguidas no turismo de observação – veja abaixo:
manter a rota de navegação da baleia livre
estar sempre do lado delas, nunca atrás ou à frente
velocidade máxima de cinco nós para os barcos
distância mínima de 100 metros para os barcos
deixar o motor em neutro e não desligado
são permitidos até dois barcos simultaneamente
o tempo máximo permitido com a baleia é de 30 minutos
cuidado para não provocar encalhes
não separar os animais do grupo
evitar ruídos altos
não jogar qualquer tipo de objeto na água
não mergulhar
Imagem de arquivo – Baleia em Ilhabela.
Rafael Mesquita
Outras espécies
Segundo a Prefeitura de Ilhabela, além das baleias-jubarte, a cidade é visitada frequentemente por outras espécies que também podem ser avistadas, como a baleia-tropical (Bryde), golfinhos-nariz-de-garrafa, golfinhos-pintados-do-Atlântico, toninhas, orcas, raias-manta, tubarões-baleia e aves pelágicas.
Primeiras baleias-jubarte são vistas em Ilhabela em 2025: ‘Estavam exibidas’
Erik Tavares
Primeiras baleias-jubarte são vistas em Ilhabela em 2025: ‘Estavam exibidas’
Erik Tavares
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina