De janeiro a outubro, mais de 14 mil unidades foram produzidas, registrando um aumento de 29,3% em comparação com o mesmo período de 2023. Polo Industrial de Manaus Registra Aumento de 29,3% na Produção de Bikes Elétricas
O mercado de bicicletas elétricas no Amazonas registrou um crescimento significativo de quase 30% na produção entre janeiro e outubro de 2024. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo), o aumento reflete a crescente demanda por veículos sustentáveis na região.
Segundo o levantamento da Abraciclo, a produção de bicicletas elétricas no Amazonas representou pouco mais de 4% do total geral fabricado. Entre janeiro e outubro de 2024, foram produzidas mais de 14 mil unidades, registrando um crescimento de 29,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Quem procura o item aponta benefícios como custo de manutenção, rapidez e sustentabilidade, como o ciclista Marco Antônio Reis.
“Ela tanto me serve para me transportar para o meu trabalho, tanto para lazer também. A bicicleta elétrica facilita muito quando você vai fazer algum trecho que tem bastante subida ela vai te ajudar, então você vai saber conseguir enfrentar as subidas mais facilmente e também para as pessoas que usam como meio de lazer por exemplo você vai fazer um passeio noturno é a pessoa que ela não tem o preparo físico em dia ela consegue acompanhar o ritmo das outras pessoas“, disse.
Nos últimos anos, muita gente tem investido no modelo de bicicletas pelo custo de manutenção mais baixo, pela rapidez, sustentabilidade. Uma preferência que movimenta o mercado, conforme o diretor executivo da Abraciclo, Sérgio Oliveira.
“O Brasil segue uma tendência mundial de crescimento na produção e da oferta de modelos, que gradativamente ganham a preferência do consumidor. Tanto é que nos últimos cinco anos os modelos elétricos apresentaram um crescimento de 280% nos volumes de produção. Um impacto positivo no faturamento de toda a sua cadeia industrial”, informou.
Na loja do empresário Erildo Pinheiro, os modelos são variados. Ele percebeu um aumento de 60% na procura mas ele considera que muita gente ainda busca informações pra poder comprar de fato.
“Eu acho que na procura, nós estamos fazendo tudo pra que os clientes tenham mais conhecimento. Muitas vezes não efetiva uma compra da barra. Por conta de não conhecer o que que é uma bicicleta elétrica, o que é uma bicicleta assistida”, contou Pinheiro.
Em meio a um cenário de transito cada vez mais intenso, ter uma bicicleta elétrica impacta na mobilidade, e vira uma solução para trajetos curtos e médios. Além disso, é um habito mais saudável, acaba estimulado quem tem o veiculo a pedalar mais.
“Têm pessoas que trabalham todo dia, tem pessoas que trabalham duas, quatro vezes por semana, então com sua bike elétrica ela vai trazer essa assistência e vai administrar e vai manter um condicionamento que ela vai pedalar direto”, finalizou o empresário.