Durante o processo de secagem dos grãos de bagaço malte, a parte sólida acaba sobrando. Essas sobras são usadas por fazendeiros que alimentam diversos tipos de animais em fazendas. Bagaço malte é usado em produções artesanais de bebidas
TV TEM
O bagaço malte é usado em produções artesanais de mais de doze estilos diferentes da bebida, mas o processo permanece do mesmo jeito. As sobras dessa produção são usadas por alguns fazendeiros do interior de São Paulo, que alimentam suas criações com o bagaço.
O bagaço malte é o resultado da secagem e torrefação de cereais, que são moídos e aquecidos em água. O líquido filtrado é misturado com lúpulo e levedura, até chegar no ponto da cerveja.
Durante esse processo, a parte sólida (bagaço) acaba sobrando. Essas sobras são usadas como proteína para alimentar diversos tipos de animais de fazendas.
É o caso de Marcos, que pega parte do material de uma cervejaria que doa os resíduos. Ele tem mais de 130 galinhas que se alimentam do bagaço, além de carneiros, cabritos e cabras.
Em uma cervejaria de Votorantim (SP), são produzidas cerca de três toneladas de bagaço por mês, que também são doados para um criador de gado, o Valdir. O fazendeiro mistura o material com silo de milho e alimenta o gado dessa forma.
Diversos outros fazendeiros usufruem dessa prática que poupa gastos e ainda faz bem para a saúde dos animais. Seja misturando o bagaço com outros alimentos ou mantendo as sobras de forma pura.
Veja a reportagem exibida no programa em 22/12/2024:
Produtores usam bagaço de malte para alimentar animais
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo