Avião transportando cocaína faz pouso forçado em área rural no Pará
Quase meia tonelada de cocaína que estava em um avião monomotor que caiu no sudeste do Pará foi incineradas em uma cerâmica de Rendeção. Segundo a Polícia Federal, os dois suspeitos presos são um boliviano de 53 anos e um brasileiro de 42, foragido da Justiça de Santa Catarina após ser condenado por roubo.
O avião caiu após uma tentativa de pouso forçado, segundo a Polícia Federal. Neste domingo (31), os suspeitos seguiam presos em Redenção. A PF investiga a origem e destino da droga, assim como a logística do transporte da cocaína e mais envolvidos em uma possível rede de tráfico.
“Os elementos apreendidos reforçam a transnacionalidade do crime. O prefixo boliviano da aeronave, a quantidade e qualidade da pasta base de cocaína, a rota de transporte utilizada e a apreensão de moeda estrangeira confirmam se tratar de tráfico internacional de drogas”, informou a PF em nota.
✅ Siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
Acesse outras notícias do estado no g1 Pará
Os 434,945 quilos de pasta base de cocaína, acondicionados em 430 tabletes, estavam dentro do avião encontrado na noite de quinta-feira (28) pela polícia após ser chamada por moradores . A droga foi incinerada na sexta (29), mesmo dia em que os suspoitos foram presos. A apreensão é maior da região do Baixo Araguaia, no Pará.
Um inquérito foi instaurado. A PF não informou se o caso pode ter relação com outros aviões que cairam no estado também com drogas, um deles em fevereiro deste ano, quando doi bolivianos suspeitos foram presos. Os detalhes sobre a dinâmica do pouso forçado e da queda também não foram relevados.
Imagens mostram o avião parcialmente danificado. A PF também divulgou um vídeo mostrando a quantidade de drogas e o teste realizado (veja no vídeo abaixo).
Avião no Pará cai carregado de drogas e suspeitos fogem armados
Diante do risco de resgate da carga, os militares recolheram o material imediatamente, que foi incinerada.
Suspeitos presos
Os dois suspeitos de transportarem a droga estavam distantes cerca de 40 quilômetros de onde a aeronave havia sido abandonada após a queda, em Santana do Araguaia.
Eles fugiram pela mata após uma tentativa de pouso forçada que resultou na queda. A PF não informou se eles chegaram a fugir com alguma quantidade de droga.
Suspeitos presos pela Polícia Militar
PMPA
Com os presos foram apreendidos um revólver calibre .38 municiado, 16 cartuchos intactos, três aparelhos celulares, dois GPS aeronáuticos, um rádio-transmissor, cédulas de moeda boliviana e um documento de identidade falso.
Segundo a PF, os itens confirmam relatos de moradores da região, que disseram ter visto dois homens exaustos, com roupas sujas de barro, pedindo abrigo. A presença de equipamentos aeronáuticos reforça, ainda, a ligação dos suspeitos com o tráfico internacional de drogas.
Armas, dinheiro e celulares foram apreendidos com suspeitos de tráfico no PA
PF/Divulgação
Autoridades receberam informações sobre o incidente em uma fazenda no sudeste do Pará. Ao chegarem ao local, por volta das 21h, as equipes encontraram a carga ilícita.
Além da droga, foram apreendidos um aparelho GPS, adesivos com numeração de aeronave diferente e um galão de combustível para abastecimento clandestino.
Tabletes de cocaína estavam dentro da aeronave.
Reprodução / Redes sociais
Carga de cocaína foi apreendida após queda de avião no Pará
PF/Divulgação
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
b