O ‘Ligue 192 VoiP’ foi desenvolvido para oferecer a possibilidade de acionamento do serviço por meio de dados móveis e wi-fi. A ferramenta é gratuita e está disponível para IOS e Android Atendentes do Samu
Samu
O Samu agora pode ser acionado por meio de aplicativo no Norte de Minas Gerais. O “Ligue 192 VoiP” foi desenvolvido para oferecer a possibilidade de acionamento do serviço por meio de dados móveis e wi-fi. A ferramenta é gratuita e está disponível para IOS e Android
“A área de atuação do Samu Macro Norte possui uma extensão territorial de 122 mil km² e em muitas regiões a ausência da cobertura de sinal de telefonia móvel dificulta o contato com o SAMU, através do tridígito 192. Com a novidade, o usuário poderá solicitar o serviço através de um novo aplicativo que necessita apenas de internet. A ferramenta também será uma alternativa para em casos de falhas gerais nas redes de telefonia fixa, fazendo com que o 192 sofra alguma interrupção.”
O aplicativo ainda permite que a localização seja identificada de forma automática por meio do GPS do celular, o que, conforme o Samu “otimiza o tempo do atendimento e proporcionando agilidade e efetividade no envio da ambulância.”
O Samu destacou que o serviço deve ser acionado em casos de urgência e emergência, veja abaixo:
🚑Problemas cardiorrespiratórios
🚑Intoxicação exógena e envenenamento
🚑Queimaduras graves
🚑Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto
🚑Tentativas de suicídio
🚑Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito
🚑Acidentes ou traumas com vítimas
🚑Afogamentos
🚑Choque elétrico
🚑Acidentes com produtos perigosos
🚑Suspeita de infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns)
🚑Ferimento por arma de fogo ou arma branca
🚑Soterramento ou desabamento com vítimas
🚑Crises convulsivas
🚑Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja outras notícias da região em g1 Grande Minas.