Sargento aposentado da PM, Emerson Lorençato Lopes, de 51 anos, está desaparecido há mais de 30 dias em Praia Grande, SP
Arquivo Pessoal
O sargento aposentado da Polícia Militar, Emerson Lorençato Lopes, de 51 anos, que desapareceu há mais de um mês em Praia Grande, no litoral de São Paulo, estava com dívidas, psicologicamente abalado após um divórcio e passou a abusar do álcool, segundo relato do irmão, o pedreiro Ademilson Lorençato Lopes.
Conforme apurado pelo g1, Emerson deixou o apartamento destrancado, com a chave inserida pelo lado de dentro, além de um caderno com anotações sobre um “bom acordo”, números de telefone e o nome de uma das irmãs escrito em letras maiores.
O desaparecimento ocorreu em julho, mas só foi descoberto recentemente, quando uma corretora de imóveis ligou para a família informando que o aluguel não havia sido pago. Uma irmã foi até o imóvel e encontrou a residência aberta, com o carro na garagem e objetos pessoais no local (veja mais abaixo).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Ademilson acredita que o Emerson contraiu dívidas para ajudar a ex-mulher, a filha e outros familiares. Segundo o boletim de ocorrência (BO), o PM aposentado era responsável por pagar a contribuição do INSS de um cunhado. Ele também teria cedido metade de um terreno a uma das irmãs após a separação judicial.
“Ele se aposentou por problemas psicológicos causados pela profissão. Depois veio o divórcio, que abalou muito ele. Começou a beber, mudou de estado, trocou de número de celular várias vezes. Estava endividado e pressionado”, contou o irmão.
Irmão pede quebra de sigilo telefônico
O pedreiro teme que Emerson tenha se envolvido com agiotas. “Se ele contraiu com agiota, agiota mata porque agiota não perdoa”, afirmou.
Ele defende que a polícia solicite a quebra do sigilo telefônico do irmão para avançar nas investigações.
“A verdade prevalece, não adianta mentir. Não existe crime perfeito. Quando cai em reportagem, matéria, polícia… já estamos com advogado. As autoridades competentes vão ter que dar uma resposta: vivo, morto, enterrado, onde está. Isso não tem para onde correr. Não vou parar enquanto não conseguir ver meu irmão”, disse.
Desaparecimento
Sargento aposentado da PM, Emerson Lorençato Lopes, de 51 anos, está desaparecido há mais de 30 dias em Praia Grande, SP
Arquivo Pessoal
Um BO foi registrado pela família no dia 21 de julho. A irmã dele, Elen Valeria Lorençato, disse à equipe de reportagem que o sargento chegou a visualizar uma mensagem no WhatsApp quatro dias depois, mas não respondeu às ligações nem interagiu com novos contatos.
Elen contou que percebeu o desaparecimento do irmão após receber uma ligação de uma corretora de imóveis, também no dia 21, informando que ele não havia pago o aluguel. Ela foi até o imóvel, localizado na Avenida Marechal Mallet, no bairro Canto do Forte, e encontrou a residência destrancada, com a chave na fechadura pelo lado de dentro.
Segundo Elen, a cama estava desarrumada, mas o restante do apartamento permanecia em ordem. O carro de Emerson estava na garagem do edifício. Ela afirmou que ele nunca havia desaparecido antes e não fez nenhuma publicação recente nas redes sociais.
Familiares de sargento aposentado que desapareceu há mais de 30 dias, em Praia Grande, registraram situação do apartamento dele encontrado aberto
Arquivo Pessoal
Dentro do imóvel, Elen também encontrou um caderno com anotações. Em uma das páginas, obtida pelo g1, estava o nome de outra irmã escrito em letras maiores, além de três registros de um número 0800 com a anotação “bom acordo”.
A mulher relatou o desaparecimento do irmão em um batalhão da PM e, em seguida, registrou o boletim de ocorrência na Central de Polícia Judiciária (CPJ) da cidade.
Polícia investiga o caso
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que o caso é investigado pela Central de Polícia Judiciária de Praia Grande, que realiza diligências para localizar o homem e esclarecer os fatos.
Ainda segundo a SSP-SP, os detalhes da ocorrência serão preservados para garantir a autonomia do trabalho policial.
Vídeo do apartamento
Vídeo mostra apartamento deixado aberto por sargento aposentado da PM que sumiu
Familiares do sargento gravaram um vídeo mostrando como estava o apartamento onde ele vivia. Nas imagens, o imóvel aparece arrumado, com alimentos nos armários e panelas sobre o fogão (assista acima).
No vídeo gravado pelos familiares, é possível ver roupas penduradas no varal e objetos pessoais do sargento no imóvel, como óculos de sol, chinelo, relógio de pulso e dinheiro sobre uma mesa com pão de forma, leite e duas bandejas de ovos.
Caderno com anotações de telefones foi encontrado em cima da cama de sargento que desapareceu há mais de 30 dias, em Praia Grande (SP)
Arquivo Pessoal
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos