Índice, que representa pontuação de crédito, é utilizado por empresas para avaliar a probabilidade dos consumidores de honrar compromissos financeiros. Empresa lançou ferramenta que mostra o cenário da pontuação entre clientes de todo o país. Maioria dos rio-branquenses pretende gastar até R$ 200 em presentes de Natal
Victor Lebre/g1
Os consumidores do Acre têm o segundo melhor score de crédito da região Norte, com 524 pontos, segundo o levantamento Mapa do Score, elaborado pela Serasa, empresa do ramo de datatech que trabalha com dados financeiros para análise de risco. O índice, entretanto, ficou abaixo da média nacional, que é de 548 pontos.
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📝 O score de crédito é utilizado por empresas para avaliar a probabilidade dos consumidores de honrar compromissos financeiros. A pontuação pode ir de zero a 1000, e permite analisar a saúde financeira do público.
➡️ Conforme a Serasa, scores entre zero e 300 são considerados baixos. De 301 a 500, a pontuação é regular, enquanto de 501 a 700 é boa e de 701 a 1000 é excelente.
“Esse indicador é de grande interesse para muitos brasileiros que, além de conhecer sua própria pontuação, buscam entender como ela se compara à média nacional e quais estratégias podem adotar para aumentá-la”, disse o especialista Wesley Brandão.
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Acre tem 2º maior score de crédito do Norte
Reprodução/Serasa
Faixas etárias
No Acre, o score é melhor conforme a idade dos consumidores, com destaque para as faixas próximas aos 60 anos. Por outro lado, a população de até 30 anos tem pontuação mais baixa. Confira:
18 a 25 anos – 456 pontos;
26 a 30 anos – 490 pontos;
31 a 40 anos – 521 pontos;
41 a 50 anos – 548 pontos;
51 a 65 anos – 574 pontos e
Acima de 65 anos – 597 pontos.
“O modelo da pontuação valoriza os hábitos de pagamento e o histórico de relacionamento com o crédito do consumidor. Dessa forma, os jovens ainda estão no início da jornada de crédito, aprendendo a lidar com o primeiro cartão ou o primeiro empréstimo. Por sua vez, o consumidor na faixa dos 50 anos já tem mais experiência e, em sua maioria, conta com mais contratos concluídos, débitos quitados e mais interação em geral com o crédito”, acrescenta Brandão.
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