O homem de 38 anos, que tem extensa ficha criminal, se entregou à polícia e admitiu ter ódio do democrata em depoimento. Segundo uma ex-amante, ele confessou o crime. Cômodo destruído por incendiário na residência oficial do governo da Pensilvânia
Commonwealth Media Services via AP
A polícia da Pensilvânia, nos Estados Unidos, prendeu um homem suspeito de ser o responsável pelo incêndio à residência oficial do governo do estado, na madrugada deste domingo (13).
O suspeito, identificado como Cody Balmer, de 38 anos, se entregou à polícia no fim do mesmo dia e, de acordo com documentos judiciais divulgados nesta segunda-feira (14), planejava bater em Shapiro com uma pequena marreta se o encontrasse.
No depoimento policial, o homem, que tem uma extensa ficha criminal – acusações de tentativa de homicídio, terrorismo, incêndio criminoso qualificado e agressão agravada -, “admitiu nutrir ódio pelo governador Shapiro”, mas não deu uma justificativa para isso.
Sala de residência oficial parcialmente destruída
AP Photo/Marc Levy
De acordo com as autoridades, uma ex-amante de Balmer afirma que ele confessou o crime a ela.
Agora, as investigações buscam responder como ele conseguiu invadir a residência e enganar os seguranças.
A polícia diz que as apurações preliminares mostram que Balmer escalou uma cerca de ferro que tem cerca de 2,1 metros de altura, que é monitorada por câmeras de segurança, para entrar. Ao perceber a invasão, a equipe que guarda o local começou uma perseguição, mas inicialmente não localizou ninguém.
O homem, então, teria entrado em um cômodo usado para festas e exposição de obras de arte na ala sul da residência, e ateado fogo usando um dispositivo incendiário caseiro. Duas garrafas de cerveja quebradas contendo gasolina foram encontradas.
O incêndio causou danos significativos ao cômodo, carbonizando paredes, mesas, travessas de buffet, pratos e um piano. Os vidros das janelas e os tijolos ao redor das portas e janelas ficaram enegrecidos.
Janela de cômodo incendiado carbonizada
AP Photo/Marc Levy
Governador revelou atentado em rede social
A notícia do incêndio foi revelada pelo próprio Shapiro na rede social X. No post, o democrata contou que foi acordado por policiais e alertado sobre o fogo por volta das 2h. Ele foi levado com a família para outro local, enquanto os bombeiros trabalhavam para conter o incêndio.
“Minha família e eu acordamos com batidas na porta da Polícia Estadual da Pensilvânia, depois que um incendiário ateou fogo na residência do governador em Harrisburg. O Corpo de Bombeiros estava no local e, enquanto trabalhavam para apagar o fogo, fomos evacuados da residência em segurança. Graças a Deus, ninguém ficou ferido e o fogo foi extinto”, relembrou.
Initial plugin text
Shapiro chegou a ser cogitado como vice na chapa democrata nas eleições presidenciais de 2024 ao lado de Kamala Harris. Agora, é considerado um candidato potencial para a disputa presidencial de seu partido em 2028.
Poucas horas antes do incêndio, Shapiro, que é judeu, postou foto de sua mesa enquanto celebrava a Páscoa judaica.
“Todos os dias, apoiamos as autoridades policiais e os socorristas que correm em direção ao perigo para proteger nossas comunidades. Ontem à noite, eles fizeram isso por nossa família — e Lori e eu somos eternamente gratos a eles por nos manterem seguros”, completou Shapiro ao finalizar post.
Cômodo destruído por incendiário na residência oficial do governo da Pensilvânia
Commonwealth Media Services via AP
Cômodo destruído por incendiário na residência oficial do governo da Pensilvânia
Commonwealth Media Services via AP
Josh Shapiro falando sobre crime ao lado da polícia
AP Photo/Marc Levy