Já sentiu que não conseguiu compreender um assunto específico durante os estudos? Esse tipo de situação é normal e acontece com todo mundo. Mesmo com livros, videoaulas, aplicativos e apostilas, é natural que em algum tema você sinta mais dificuldade do que em outros. Mas sabia que a Técnica Feynman pode ser usada para aprender com mais facilidade?
O que é a Técnica Feynman?
Richard Feynman é um pioneiro da eletrodinâmica quântica, ele é vencedor do Nobel de 1965 e criador da técnica que auxilia muitas pessoas a melhorar os métodos de estudos. O conhecimento e desenvolvimento fazem parte do aprendizado, portanto buscar novos meios de aprender é importante e uma forma de investimento.
Saber o nome de algo é diferente de saber algo, então é importante entender de verdade como as coisas funcionam, assim acontece com os estudos. Richard percebeu a importância disso e dedicou seu tempo a estudar e fundar essa técnica.
Pensando em deixar mais prático o processo de aprendizagem, Feynman criou o método e o denominou em etapas, onde o cérebro poderá absorver, memorizar e aprender um conteúdo com mais praticidade.
Como colocar em prática esse método?
Escolha o tema: Para começar, escolha o assunto a ser estudado, pesquise por meio de livros, textos, vídeos e comece a entender os conceitos/objetivos do tema. Depois anote em tópicos tudo o que foi compreendido durante a pesquisa, desde uma informação rasa até as mais importantes, nesta fase é importante escrever de forma simples, para não dificultar o processo de aprendizagem.
Ensine a alguém: Agora é hora de reunir todo o conhecimento adquirido sobre o assunto e transmiti-lo. Sim, nesta etapa é preciso que você o ensine a alguém que não saiba nada sobre o tema, tudo o que aprendeu, caso você não tenha uma plateia, imagine que você está ensinando uma criança.
Isso irá te auxiliar a consolidar o que entendeu e vai deixar claro em quais partes ainda tem dúvidas, por isso, essa fase é indispensável. Sem contar que verbalizar sobre o tema facilita o aprendizado.
Realinhe o conteúdo: Na terceira fase, você irá organizar o que ainda precisa compreender melhor, então realinhe suas anotações, busque entender mais sobre o assunto e amplie seu conhecimento. Neste momento você pode buscar por novas fontes de informações, sinta-se à vontade para retomar as pesquisas.
Reveja e simplifique: Para finalizar, revise todo o assunto, assim poderá simplificar suas anotações e resumos, vale ressaltar que o uso das suas palavras nesta etapa fará total diferença.
O objetivo dessa fase é organizar todo o material e transformar em uma “história simples”, que será facilmente contada e compreendida por outras pessoas. Aproveite para buscar e listar exemplos para interligar ao assunto, isso pode auxiliar na compreensão.
Após o realinhamento, leia em voz alta, caso ainda pareça confuso, volte as etapas e repita todo o processo, até sentir que sabe falar e discutir sobre o tema sem problemas. Pronto, agora não tem mais desculpas para não entender sobre aquele assunto que você não compreendeu durante as aulas.