A Prefeitura de Itajubá (MG) busca alternativas para o transporte coletivo no município, após a empresa que opera o serviço pedir mais subsídios.
📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram
Na quinta-feira (28), a Expresso Valônia diminuiu o número de linhas sem aviso prévio. A empresa paralisou o funcionamento das linhas da zona rural e reduziu horários das linhas urbanas. Usuários dizem que ficam até uma hora esperando pelo ônibus.
A prefeitura disse que não foi comunicada das alterações e que após cobrar o cumprimento do contrato, a situação do serviço começou a ser feita nesta segunda-feira (1º).
Transporte público de Itajubá é operado pela empresa Valônia
Reprodução Youtube
Segundo a administração municipal, a empresa solicitou um aumento no valor pago pelo município, porém, não há recursos para atender ao pedido.
“Esse valor é muito expressivo, de quase R$ 1 milhão, que a empresa Valônia exigiu do município e por uma questão de ausência de previsão na lei orçamentária, nós não podemos atender”, explicou a procuradora geral do município, Isabela Figueiredo.
A EPTV Sul de Minas procurou a Expresso Valônia, mas a empresa não quis se pronunciar.
A prefeitura abriu um canal para reclamações e denúncias sobre o transporte público pelo telefone 156.
Veja a nota completa da prefeitura:
‘A Prefeitura de Itajubá não recebeu nenhuma notificação oficial da empresa Valônia sobre redução de rotas do transporte público na cidade.
Esperamos que a empresa cumpra suas obrigações contratuais e atenda à população normalmente.
É importante ressaltar que além da concessão para explorar o transporte público com exclusividade na cidade há tantos anos, e além do dinheiro das passagens, a empresa responsável pelos ônibus está pedindo que a prefeitura ajude com mais um alto valor extra, o que é incoerente com a realidade financeira do município. A prefeitura não tem orçamento para dar esse tipo de ajuda financeira a uma empresa privada.
Acreditamos que a Valônia irá honrar os seus compromissos com o município, com seus colaboradores, que têm o nosso máximo respeito, e sobretudo, com a população, como consta em contrato e como sempre fez ao longo de décadas de parceria. Caso contrário, a administração municipal buscará outra alternativa que possa atender aos itajubenses com a qualidade e respeito que merecem, principalmente aos moradores dos bairros rurais.’
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas