Três colombianos e um peruano são presos com 1,5 tonelada de cocaína em rio no AM.
Divulgação/PC-AM
Três colombianos e um peruano foram presos em flagrante pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) durante uma operação na madrugada de sexta-feira (25), no alto Rio Solimões, próximo ao município de Manacapuru, a 68 km de Manaus.
Eles foram capturados em uma embarcação de grande porte, conhecida como “rabetão”, transportando cerca de 1,5 tonelada de cocaína e maconha. A ação foi resultado de uma semana de investigações que monitoravam o deslocamento de um grande carregamento de drogas vindo do Peru com destino a Manaus.
Segundo o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, o objetivo do grupo era abastecer o mercado de drogas da capital.
“Muito provavelmente, essa droga abasteceria o mercado interno da nossa capital. A operação contou com o uso de lancha blindada, garantindo uma abordagem segura, sem maiores danos colaterais. As investigações continuam para identificar os responsáveis pela logística em Manaus”, afirmou Bruno Fraga.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Apesar de não haver resistência dos presos, a operação foi considerada de alta complexidade. O delegado Juan Valério, da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM), destacou o uso de tecnologia e a experiência da equipe:
“Eles estavam em uma embarcação camuflada, escondidos entre a vegetação ribeirinha. Com o uso de visão noturna e termal, conseguimos detectar e abordar com sucesso. Foi um trabalho técnico e preciso”.
Os quatro presos foram levados à sede do DRCO, onde permaneceram custodiados até a audiência de custódia. Eles responderão por tráfico de drogas e associação para o tráfico, ficando à disposição da Justiça.
As investigações seguem para rastrear a origem exata da droga, identificar os financiadores do transporte e os responsáveis pela distribuição em Manaus.
1,5 toneladas de drogas são apreendidas pelo DRCO