Donald Trump, que aos 78 anos é o presidente mais velho já eleito nos Estados Unidos, afirmou nesta sexta-feira (11), dia em que se submeteu a check-up completo, estar em “plena forma”. Donald Trump em entrevista na madrugada deste domingo (13)
REUTERS/Nathan Howard
O presidente dos EUA, Donald Trump, continua com excelente saúde, afirma o médico da Casa Branca, Capitão Sean Barbella, em um relatório divulgado neste domingo (13).
No documento, o médico diz que o republicano está apto para exercer suas funções e afirma:
“O presidente Trump demonstra excelente saúde cognitiva e física e está totalmente apto a executar as funções de Comandante-em-Chefe e Chefe de Estado”.
Os resultados mostraram que Trump perdeu 9 quilos desde seu último exame físico como presidente em 2020. Ele pesava 109 quilos naquela época e, agora, está com 102 quilos.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O republicano também melhorou seus níveis de colesterol. Em seu exame físico em janeiro de 2018, seu colesterol total era 223. No início de 2019, a leitura chegou a 196 e ficou em 167 em 2020. Hoje é 140. Segundo o médico, graças à ajuda dos medicamentos rosuvastatina e ezetimiba.
A pressão arterial registrada no exame foi de 128 por 74, além de uma frequência cardíaca em repouso de 62 batimentos por minuto, em linha com testes anteriores.
Barbabella citou o que chamou de “estilo de vida ativo” de Trump como motivo da melhoria em seu quadro. Ressaltou que os dias de Trump incluem a participação em várias reuniões, aparições públicas, disponibilidades na mídia e “vitórias frequentes em eventos de golfe”, e afirmou que essa rotina “continua a contribuir significativamente” para o bem-estar do presidente republicano.
O relatório ainda observa pequenos problemas de pele causados pelo sol, assim como cicatrizes em sua orelha direita devido ao ferimento de bala após ele ter sido atingido em uma tentativa de assassinato em julho do ano passado.
O relatório sobre a saúde do presidente Donald Trump após seu exame físico em 11 de abril de 2025
AP Photo/Jon Elswick
“Em plena forma”, gabou-se Trump
Em seu exame físico em janeiro de 2018, seu colesterol total era 223. No início de 2019, a leitura chegou a 196 e ficou em 167 em 2020. Hoje é 140. O ideal é que o colesterol total seja menor que 200.
Donald Trump, que aos 78 anos é o presidente mais velho já eleito nos Estados Unidos, afirmou nesta sexta-feira (11), dia em que se submeteu ao check-up, estar em “plena forma”.
Foram os primeiros exames feitos por ele desde que retornou ao poder. Além dos exames cardíacos, Trump afirma ter feito um teste cognitivo, no hospital militar Walter Reed, próximo a Washington.
“De modo geral, me senti em plena forma. Um bom coração, uma boa alma. Uma alma muito boa. Quis ser um pouco diferente do Biden. Fiz um teste cognitivo. Não sei o que dizer, a não ser que acertei todas as respostas”, contou a bordo do avião presidencial Air Force One, que o levava à Flórida.
Fórmula do banho perfeito: Trump aprovaria os chuveiros brasileiros mais comuns?
O republicano tem se gabado de estar saudável desde que começou seu segundo mandato na Casa Branca, em janeiro, e costuma zombar de Biden, de 82 anos, a quem considerava senil e mentalmente incapaz para o cargo.
Trump foi acusado de falta de transparência quanto à sua saúde, especialmente durante seu primeiro mandato entre 2017 e 2021.
O magnata joga golfe, não costuma beber álcool nem fumar, mas consome fast food. Está mais magro do que em seu primeiro mandato.
Seus médicos pessoais e da Casa Branca fizeram, por vezes, afirmações extravagantes sobre sua saúde.
Em 2016, quando Trump era candidato à presidência pela primeira vez, seu médico Harold Bornstein publicou uma carta dizendo que o magnata “sem dúvida alguma, será o indivíduo mais saudável jamais eleito” para o cargo. Mais tarde, Bornstein declarou à CNN que foi o próprio Trump quem “ditou” a carta.
Seu médico da Casa Branca durante o primeiro mandato, Ronny Jackson, disse em 2018 que com uma dieta mais saudável Trump poderia “viver até os 200 anos”. Em seu relatório, recomendou que ele perdesse peso, mas garantiu que ele estava com “excelente saúde”.
Um ano depois, Trump, que mede 1,90 m e pesava 110 quilos, estava tecnicamente obeso e tomava medicamentos para controlar o colesterol. Em 2020, disse à Fox News que passou em um teste de deterioração cognitiva repetindo a frase: “pessoa, mulher, homem, câmera, televisão”.