Curso tem duas linhas de pesquisa Gestão e Planejamento e Fundamentos e Metodologias, com aulas no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Em Belém, sala de aula do CCBS da Uepa
Divulgação
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) está com inscrições abertas para o processo seletivo do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação Ensino em Saúde na Amazônia (PPGESA).
Ao todo, estão sendo ofertadas 20 vagas para profissionais da área da saúde com experiência em atividades pedagógicas. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de maio, pelo site da instituição.
De acordo com o edital, podem participar candidatos com diploma de graduação na área da saúde reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e, no mínimo, dois anos de atuação em processos pedagógicos formais, como docência em cursos de graduação, supervisão, tutoria, preceptoria ou coordenação de programas de especialização e residência.
Acesse o canal do g1 Pará WhatsApp
Também podem se inscrever profissionais de outras áreas que tenham, no mínimo, cinco anos de experiência em atividades pedagógicas no ensino superior em saúde.
O programa é voltado à formação de profissionais da saúde envolvidos com o ensino e busca fortalecer a integração entre universidades e os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
O curso é ofertado em Belém, no Campus II do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), com duas linhas de pesquisa: Gestão e Planejamento em Ensino na Saúde na Amazônia e Fundamentos e Metodologias em Ensino na Saúde na Amazônia.
Entre os objetivos do mestrado estão a formação técnico-científica de profissionais que atuem como formadores na interface entre ensino e serviços de saúde, e a preparação de especialistas para atender às demandas educacionais e assistenciais da região amazônica.
Os estudantes deverão desenvolver, ao longo do curso, uma dissertação, um artigo científico e um Produto Técnico/Tecnológico (PTT), com foco na solução de problemas e inovação das práticas de ensino na saúde.
Etapas da seleção
O processo seletivo será conduzido por uma comissão executiva composta por docentes do PPGESA e terá quatro etapas:
Prova discursiva (eliminatória e classificatória) – prevista para 22 de maio, com aplicação em Belém, Santarém e Marabá;
Análise do projeto de pesquisa – com resultado no dia 13 de junho;
Entrevista (eliminatória e classificatória) – marcada para o período de 23 a 27 de junho;
Avaliação do Currículo Lattes – etapa classificatória.
O resultado final será divulgado no dia 1º de agosto.
Vídeos com as principais notícias do Pará