A Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor e o Procon-RJ autuaram, nesta segunda-feira (1º), o centro oncológico “Espaço Cuidar Bem”, da Unimed Ferj, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. Os órgãos identificaram “falhas graves na prestação de serviços”.
A ação foi motivada por denúncias de pacientes com câncer sobre dificuldades no atendimento e problemas na estrutura do local — e mostradas no g1 na semana passada.
Durante a fiscalização, os agentes identificaram falta de medicamentos utilizados em tratamentos de quimioterapia, longas esperas para atendimento — algumas superiores a 3 horas — e atrasos nas sessões mesmo com horário marcado.
Também foram observadas questões estruturais, como ambiente mal ventilado e ausência de canais de comunicação eficientes — pacientes relataram que a Unimed só fornece informações de forma presencial, dificultando o acesso de pessoas debilitadas.
Segundo relatos colhidos pelos fiscais, o centro passou por mudanças recentes no modelo de atendimento, o que teria resultado no descredenciamento de clínicas e profissionais, além da interrupção no fornecimento de medicamentos.
Pacientes afirmam que o novo espaço não comporta a demanda e que há dificuldades para obter informações remotamente, o que afeta especialmente quem está em tratamento intensivo.
O secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, afirmou que o órgão continuará acompanhando o caso. “É inaceitável que pacientes oncológicos estejam sendo submetidos a essa situação de desamparo, sem medicamentos, em ambientes inadequados e com longas horas de espera”, declarou.
“Estamos tratando de vidas. O estado vai agir com firmeza para garantir que os direitos desses consumidores sejam respeitados. A Unimed Ferj responderá por cada falha identificada. Saúde não é favor, é direito”, afirmou o secretário.
A Unimed Ferj será notificada e deverá prestar esclarecimentos sobre os problemas identificados.
Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor fiscaliza o Espaço Cuidar Bem
Divulgação/Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor
O que diz a Unimed
Até a última atualização desta reportagem, o g1 não tinha conseguido retorno da Unimed sobre a autuação.
Na semana passada, a operadora declarou que “não há falta de medicamento”.
“Devido à migração de dados provenientes do prestador anterior, os pacientes estão sendo contatados pelo Espaço Cuidar Bem para detalhamento e continuidade de seus tratamentos, bem como a confirmação da dosagem dos medicamentos”, justificou.
“A operadora reforça que o cuidado com o paciente e segurança no tratamento são suas prioridades.”
Fiscalização no Espaço Cuidar Bem, da Unimed Ferj
Divulgação/Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor