Iniciativa visa garantir a capacitação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio da produção sustentável de itens artesanais derivados do bambu. Oficinas são ministradas dentro das Usinas.
Divulgação / Ag. Pará
Estão abertas as inscrições para 750 vagas no projeto Bamboost nas Usinas da Paz de Belém, Ananindeua e Marituba. O curso é voltado para pessoas a partir de 16 anos.
A iniciativa visa garantir a capacitação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio da produção sustentável de itens artesanais derivados do bambu.
Além disso, o objetivo é ampliar oportunidades econômicas a partir da preservação ambiental, alinhando-se às prioridades globais da Conferência das Partes (COP 30), e garantir oportunidades de lucro para a população paraense durante o evento, que será realizado em Belém.
Promovido pelo Centro Brasileiro Inovação e Sustentabilidade (CEBIS), por meio do programa Manuel Querino, do Ministério do Trabalho e Emprego, em parceria com a Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac), o projeto Bamboost vai oferecer 100 horas de curso gratuito com foco na produção de itens sustentáveis para atender a rede hoteleira e eventos para a COP 30.
Capacitação
Segundo a organização, as aulas terão início no dia três de fevereiro. Durante o curso, serão ensinadas técnicas sustentáveis de manejo e utilização do bambu. Serão fornecidas habilidades alinhadas às demandas do mercado de trabalho local.
O bambu é uma planta de crescimento rápido, renovável e com múltiplas aplicações. De acordo com os responsáveis pelo projeto, o material pode ser usado na construção civil, produção de bioenergia, alimentos, biofertilizantes, artesanato e até mesmo no combate às mudanças climáticas, por meio de sua alta capacidade de captura de carbono.
✅ Siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
Inscrições e vagas
As inscrições para o Bamboost devem ser forma presencial nas administrações das Usinas da Paz localizadas em Belém, Ananindeua e Marituba.
Para efetuar a inscrição é necessário apresentar documento de identificação original, CPF e comprovante de residência.
Usina da Paz Cabanagem – rua Damasco, nº 37 (150 vagas)
Usina da Paz Terra Firme – passagem Belo Horizonte, 56. (60 vagas)
Usina da Paz Padre Bruno Sechi – estrada do Bengui, s/n (ao lado do Pátio de Retenção do Detran). (80 vagas)
Usina da Paz Guamá – avenida Bernardo Sayão, nº 4783. (80 vagas)
Usina da Paz Jurunas/Condor – travessa Quintino Bocaiúva, entre a avenida Bernardo Sayão e travessa Honório José dos Santos. (80 vagas)
Usina da Paz Prof. Amintas Pinheiro (Icuí-Guajará – Ananindeua) – estrada do Icuí-Guajará, esquina com a avenida Independência, s/n. (150 vagas)
Usina da Paz Antônia Corrêa (Nova União – Marituba) – rua Bom Sossego, s/n, setor V. (150 vagas).
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.