Banhista morre atingido por hélice de lancha conduzida por homem sem habilitação em MG
Um banhista identificado por Alisson de Andrade Ribeiro, de 31 anos, morreu após ser atingido por uma lancha na orla da chamada Prainha de Cachoeira Dourada, no Triângulo Mineiro. O acidente náutico foi registrado pela Polícia Militar (PM) na tarde de domingo (27).
Segundo a PM, o condutor da embarcação não possuía habilitação para navegar e se recusou a fazer o teste do etilômetro.
Testemunhas relataram que Alisson estava a passeio com amigos na cidade turística e nadou até um ponto mais distante do Rio Paranaíba. Ao retornar à superfície após mergulhar, foi atingido pela hélice da lancha.
✅ Clique aqui e siga o perfil do g1 Triângulo no WhatsApp
O condutor disse à PM que se aproximava da margem para atracar e não viu banhistas no local. Segundo ele, ouviu um barulho de colisão da hélice com algo submerso. Ao verificar, viu uma mancha de sangue na água e um braço estendido pedindo socorro.
“A vítima estava numa confraternização com os amigos na orla, quando em determinado momento ele decidiu fazer um mergulho, só que ele sumiu nesse mergulho e, logo em seguida, o fato ocorreu. E aí segundo a versão também do condutor da lancha ele estava reduzindo a velocidade, estava a caminho da orla para poder atracar a embarcação. Neste momento, ele ouviu um barulho da hélice batendo em algum objeto que estava submerso na água e assim que ele olhou deparou com a vítima pedindo por socorro”, contou o sargento da PM, Leandro Epaminondas Pereira Lima.
O banhista foi retirado da água e testemunhas acionaram o resgate. De acordo com o militar, a equipe médica de Cachoeira Dourada realizou os procedimentos de reanimação por cerca de 30 minutos, porém sem sucesso.
Condutor da lancha foi conduzido pela polícia
O sargento da PM disse ainda que, após o acidente, foi verificada a documentação do condutor e constatado que ele não tinha permissão para conduzir a embarcação.
“Ele não tem Arrais amador, não tinha autorização para conduzir embarcação e foi convidado a fazer o teste de etilômetro, porém ele se recusou. Por isso, o condutor da lancha foi encaminhado à presença da autoridade policial, foi realizado contato com a Marinha do Brasil e com a Capitania Fluvial de Minas Gerais e estes tomaram o conhecimento do fato e informaram que vão abrir um procedimento para apurar as reais causas do acidente”, disse Epaminondas.
🔎 Arrais Amador é uma habilitação concedida pela Marinha do Brasil para conduzir embarcações de esporte e recreio em águas interiores como rios e represas. Para aquisição do documento, é necessário ter 18 anos e passar por uma prova teórica.
Homem morre após ser atingido por barco em Cachoeira Dourada
Leia também:
Lancha fica presa em gaiolas de peixes e homem desaparece ao mergulhar para soltar motor
Sobrevivente de barco que naufragou conseguiu resgatar amigo do fundo de represa
Barco afunda com três amigos que saíram para pescar no Rio Paranaíba; um deles morreu
O condutor da lancha foi levado à Delegacia de Polícia Civil. Já a embarcação foi apreendida e encaminhada ao pátio de veículos em Ituiutaba. O g1 procurou a Polícia Civil e a Marinha para mais informações, mas não houve resposta até a última atualização da reportagem.
Prefeitura de Cachoeira Dourada se manifesta sobre acidente náutico
A Prefeitura de Cachoeira Dourada divulgou uma nota de pesar nesta segunda-feira (28) lamentando o acidente náutico.
Na publicação, informou ainda que a orla da Prainha de Cachoeira Dourada já conta com sinalização indicativa alertando os banhistas, porém vai reforçar as medidas de segurança para os turistas.
Além disso, a Prefeitura informou que os dois tablados que aparecem nas imagens são de propriedade particular e que haviam placas de banho proibido no local.
“Nesse local nunca foi instalado boias pois é de circulação das embarcações das náuticas, onde eles usam para encostar. A Prefeitura está providenciando a colocação de mais placas em toda orla.”
Leia a nota na íntegra
“A Prefeitura Municipal de Cachoeira Dourada manifesta profundo pesar pelo trágico acidente ocorrido na tarde deste domingo, 27 de julho de 2025, por volta das 16h, na orla da Praia do Lago, no Rio Paranaíba.
A fatalidade vitimou um jovem de 31 anos, que estava no município a passeio com amigos. Segundo relatos, o jovem ao retornar a superfície, após mergulhar, foi atingido pela hélice de uma lancha que se aproximava da área de embarque e desembarque.
Apesar dos esforços imediatos de populares e das equipes de emergência, que realizaram procedimentos, infelizmente o óbito foi confirmado.
De acordo com o boletim de ocorrência, o condutor da lancha não possuía habilitação náutica (Arrais Amador) e recusou-se a realizar o teste de alcoolemia.
A Prefeitura esclarece que a orla já conta com sinalização indicativa e que já está providenciando a ampliação da mesma com orientações diversas, para maior segurança e conforto dos turistas.
Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares e amigos da vítima, colocando-nos à disposição para o que for necessário. A Prefeitura reitera ainda seu compromisso em trabalhar continuamente para que tragédias como esta não se repitam”.
Alisson morreu enquanto nadava no Rio Paranaíba em Cachoeira Dourada
Redes sociais/Reprodução
Lancha atingiu banhista próximo à orla da ‘Prainha de Cachoeira Dourada’
Redes sociais/Reprodução
Amigos se afogam durante naufrágio de barco em Araguari
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas