Animais vivem no Zoológico de San Diego e tiveram comportamento instintivo. Tremor de magnitude 5,2 foi registrado na região nesta segunda-feira (14). Elefantes se unem durante terremoto na Califórnia
Elefantes que vivem no Zoológico de San Diego, nos Estados Unidos, formaram uma espécie de “círculo de alerta” para proteger filhotes e animais mais jovens durante um terremoto nesta segunda-feira (14). A cena foi registrada por câmeras de monitoramento. Assista acima.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O zoológico fica no sul do estado da Califórnia. Um terremoto de magnitude 5,2 sacudiu a região durante a manhã desta segunda-feira, pelo horário local. Não há registros de estragos ou feridos.
As imagens mostram o momento em que os elefantes correm para formar um grupo durante o tremor. O Zoológico de San Diego explicou que o comportamento é uma resposta natural a ameaças.
“Os elefantes têm a capacidade única de sentir sons através das patas e formaram um círculo de alerta”, disse a instituição. “Esse comportamento é uma resposta natural à percepção de ameaças à proteção da manada.”
O zoológico disse ainda que um dos principais objetivos desse movimento é proteger os elefantes mais jovens do grupo.
Após o fim do terremoto, o círculo foi desfeito. Mesmo assim, os elefantes mantiveram uma distância relativamente próxima uns dos outros.
LEIA TAMBÉM
‘Tremeu o apartamento todo’, diz brasileira que presenciou terremoto na Califórnia
China rebate governo Trump e diz que países da América Latina ‘não são quintal de ninguém’
Vice de Trump, J.D. Vance se atrapalha e derruba troféu de time em cerimônia na Casa Branca; VÍDEO
Elefantes se unem para proteger filhotes durante terremoto nos EUA
Zoológico de San Diego
O terremoto
O epicentro do terremoto foi registrado no município de Julián, que fica nos arredores de San Diego, em uma região montanhosa, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês), órgão responsável por monitorar tremores no país e no mundo.
A profundidade do tremor foi de 13,4 km, considerada baixa, o que costuma intensificar a intensidade dos terremotos.
Nas redes sociais, usuários relataram ter sentido um tremor de forte intensidade e publicaram vídeos do momento. Também há relatos de que o terremoto foi sentido no norte de Los Angeles.
Todas as escolas do condado de San Diego receberam alerta para retirarem crianças e adolescentes de prédios e locais fechados, segundo o capitão Thomas Shoots, do Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia.
“Houve muita trepidação e barulho”, disse Shoots. “Mas, felizmente, tudo parece ter voltado ao normal.”
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, afirmou que estava sendo atualizado sobre o terremoto, mas que não havia registro de efeitos graves. O gabinete informou que o Corpo de Bombeiros estava avaliando possíveis danos.
Círculo mostra regiões onde o tremor foi sentido, na Califórnia
USGS
VÍDEOS: mais assistidos do g1