Empresa de comunicação visual em Pirajuí (SP) amanheceu vazia na segunda-feira (24) após funcionários terem folga no fim de semana. Os trabalhadores acionaram o Ministério Público do Trabalho. Vídeo mostra caminhões carregados com maquinários que seriam de empresa abandonada
Imagens de câmeras de segurança registraram caminhões carregados com maquinários que seriam de uma empresa de comunicação visual de Pirajuí (SP), dias antes de os funcionários chegarem para trabalhar, na segunda-feira (24), e encontrarem o local vazio.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Os donos do estabelecimento não foram localizados, deixando de pagar salários, que já estavam atrasados, e multas rescisórias aos funcionários. Um grupo com cerca de 40 trabalhadores registrou um boletim de ocorrência, e o Ministério Público do Trabalho (MPT) investiga o caso.
As câmeras, instaladas na rua onde a empresa está localizada, mostram três caminhões transitando na noite do domingo (23). A empresa não recebia funcionários desde a sexta-feira, dia 21 de março, quando o proprietário deu folga para os seguranças e demais trabalhadores.
Imagem mostra caminhões carregados com maquinários que seriam de empresa em Pirajuí (SP)
Reprodução / Câmera de Segurança
O segurança José Roberto dos Santos de Jesus relatou à TV TEM que, ao chegar ao local, a rede de internet havia sido cortada.
“Eu fui trocar de turno e quando cheguei, a internet estava fora. Ele falou que eu não precisava trabalhar naquele dia e disse que ia me levar para casa” , conta o segurança.
Donos de empresa desaparecem e deixam funcionários sem pagamento em Pirajuí
TV TEM / Reprodução
Quando chegaram na segunda-feira, os empregados pensaram que o local havia sido alvo de furto, mas logo perceberam que os proprietários também tinham desaparecido, além de notarem que os salários não foram pagos.
“Foi uma sensação de derrota. Desde janeiro, os salários vêm atrasando, e ele não conseguia mais serviços”, lembra Pedro da Costa Reis, funcionário da empresa.
Funcionários encontram empresa vazia após sumiço dos donos em Pirajuí
TV TEM / Reprodução
A Inovarte Comunicação Visual já enfrentava dificuldades financeiras, com atrasos salariais frequentes e dívidas com fornecedores. No site da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, a empresa aparece com uma dívida de R$ 434,8 mil, principalmente pelo não pagamento de ICMS.
Em nota à TV TEM, o MPT confirmou que, em 2022, firmou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com a Inovarte devido a demissões sem o pagamento de verbas rescisórias. À época, a empresa cumpriu todos os acordos, mas, em caso de novas denúncias, o termo pode ser reaberto.
O prédio onde a empresa funcionava pertence à prefeitura da cidade e foi cedido à iniciativa privada por meio de licitação. Em nota, a prefeitura informou que está apurando a situação.
Empresário dá folga de dois dias para funcionários, esvazia empresa e some em Pirajuí
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da região