Incêndio com chamas que ultrapassam quatro metros assuntam moradores no Piauí
Incêndios florestais de grandes proporções estão sendo registrados nos municípios de Monsenhor Gil e Lagoinha do Piauí. Em vídeos encaminhados ao g1 e à TV Clube, é possível observar que as alguns focos ultrapassam quatro metros. O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMPI) não compareceu à região até a última atualização desta reportagem.
Segundo moradores da Comunidade Boa Esperança, em Monsenhor Gil, cidade a 60 km de Teresina, os focos de incêndio se intensificaram na terça-feira (26).
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Ao g1, o secretário municipal do Meio Ambiente, Flaviano Lopes, disse que, mesmo com o decreto, proibindo queimadas em todo o Piauí, muitos moradores limpam o terreno ateando fogo e, muitas vezes, perdem o controle da situação.
“Os proprietários ainda têm aquela cultura de queimar a pastagem, para renovar o pasto. E aí esse fogo se alastra e sai do controle”, afirmou o secretário.
Para controlar os incêndios, a cidade conta com apenas um caminhão pipa e o apoio de profissionais da secretária.
“Aqui a gente conta de estrutura de pessoal, que a gente tem o pessoal da própria secretaria de Meio Ambiente, é ontem que a gente tem o maquinário da própria prefeitura, a gente usa, tem o caminhão pipa também que a gente usa”, relatou Flaviano.
LEIA TAMBÉM:
Incêndio atinge 85 km² de área de mata no Piauí
Secretaria proíbe queimadas em todo o Piauí; descumprimento pode causar prisão e multa
*Andréa Gomes, estagiária sob a supervisão de Ilanna Serena.
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube