O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou entre os dias 14 e 17/04 uma Visita Técnica (VAT) ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA), e ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), no Rio Grande do Norte (RN). A ação teve como objetivo avaliar o desempenho técnico, operacional e administrativo das unidades subordinadas, além de fortalecer a integração institucional e alinhar as diretrizes com o Plano Setorial (PLANSET).
A comitiva foi liderada pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, e contou com a presença de outras autoridades da Força Aérea Brasileira (FAB), como o Chefe do Subdepartamento de Administração do DCTA, Brigadeiro do Ar Alexandre Daniel Pinheiro da Silva; o Chefe do Subdepartamento Técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial do DCTA, Brigadeiro do Ar Eduardo Alexandre Bacelar; o Chefe da Coordenadoria de Governança, Coronel Aviador Alexander Santopietro; e o Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), Coronel Aviador Erivando Pereira Souza. Também participaram Oficiais Avaliadores e o Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ).
Durante a visita, foram observados aspectos como governança, gestão institucional, prontidão operacional e infraestrutura, essenciais para o sucesso das próximas etapas do Programa Espacial Brasileiro.
Para o Tenente-Brigadeiro Neubert, a atividade reforça o compromisso do DCTA com a excelência e o aprimoramento contínuo. “A visita técnica ao CLA e ao CLBI evidenciou o profissionalismo das equipes, a importância da prontidão operacional e a robustez da infraestrutura dos centros. Em um momento estratégico para o setor, estamos reforçando a integração entre as unidades e projetando um 2025 mais intenso, com vistas ao aumento dos lançamentos em 2026. O sucesso dessas missões dependerá do esforço conjunto de todos”, destacou.
Os Diretores dos Centros visitados também ressaltaram a relevância do contato direto com a alta gestão do DCTA. “Nossas portas e janelas estão sempre abertas para tudo que projete mais longe nossa missão em Alcântara: sermos operacionalmente eficientes, socialmente responsáveis e ecologicamente corretos. É assim que garantimos lançamentos seguros e rastreamentos contínuos”, afirmou o Diretor do CLA, Coronel Aviador Clóvis Martins de Souza.
“Receber o DCTA é sempre relevante. Trata-se de um momento valioso para reunir esforços e reafirmar o compromisso com a missão institucional, em busca de excelência nas nossas atividades”, destacou o Diretor do CLBI, Coronel Aviador Christiano Pereira Haag.
As Visitas Técnicas promovidas pelo DCTA têm papel fundamental no avanço estratégico do setor aeroespacial brasileiro, garantindo que as operações ocorram com eficiência, segurança e alinhamento com os desafios e oportunidades do futuro.
Fotos: CLBI