A Academia da Força Aérea (AFA), no dia 23/01, deu início à primeira instrução aérea do ano, com o voo do Cadete Aviador Hilton Maia Lourenço, sob a instrução do Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares. Dessa forma, os Cadetes Aviadores da Turma Ártemis iniciaram, oficialmente, as atividades aéreas no Primeiro Esquadrão de Instrução Aérea (1° EIA), voando na aeronave T-27M.
Antes desse voo histórico, houve um intenso preparo para garantir a segurança operacional. “Há alguns dias, o Tenente-Brigadeiro do Ar Reis vinha se preparando para esse momento. Ele realizou sua readaptação, passou pela instrução aérea e cumpriu todos os pré-requisitos. Isso serve como exemplo e se torna um catalisador para os nossos jovens Cadetes que estão iniciando a atividade aérea. O instrutor de hoje pode ser o aluno de amanhã”, afirmou o Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Eric Breviglieri.
Durante a visita do Tenente-Brigadeiro do Ar Reis à Academia, também foi realizada, no dia anterior ao voo, a entrega dos Distintivos de Liderança, evento que simboliza a importância de formar os futuros líderes da Força Aérea Brasileira e reconhece as conquistas no processo contínuo de aprendizado e de troca de conhecimentos.
O Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, celebrou o acontecimento, destacando que é na AFA que tudo começa. “A atividade-fim da Direção de Ensino é a instrução e ter um Oficial do Alto-Comando participando é extremamente importante. Ele pode observar de perto essa dinâmica, perceber o que mudou desde a época em que era cadete e testemunhar a seriedade com que transformamos toda essa bagagem de experiência na excelência do ensino da atividade aérea. No caso específico do Brigadeiro Reis, ainda tivemos a oportunidade de homenagear o instrutor com o maior número de horas de voo no T-27”, ressaltou.
Para o Tenente-Brigadeiro do Ar Reis, foi um momento único estar presente com os Cadetes nessa ocasião. “Essa é a última fase de uma longa jornada como estudantes. Em breve, estarão realizando o sonho de se tornarem Aspirantes a Oficial Aviador e, participar desse momento com eles, é extremamente gratificante. É uma oportunidade de compartilhar a expectativa deles sobre o que o ano reserva e, ao mesmo tempo, oferecer palavras de incentivo, participando ativamente do processo de instrução”, concluiu.
Fotos: Cabo Mariscal / AFA