
Yamaha lança novas MT-03 e MT-07 para disputar mercado com Honda CB300 e CB 650R
Motos chegam com preços de R$ 33.990 e R$ 57.990 e passam a ser equipadas com painel digital, conectado, e embreagem mais leve. Yamaha MT-03 chega por R$ 33.990
Divulgação | Yamaha
A Yamaha lançou na noite desta quinta-feira (20) as novas naked MT-03, para competir no segmento de entrada, e a MT-07, modelo que vem para brigar na categoria de média cilindrada.
Além das mudanças visuais das motocicletas, ambas são equipadas com embreagem assistida e deslizante, além de oferecerem conectividade com celular. As novidades chegam seis meses depois de terem sido lançadas na Europa.
LEIA MAIS:
Royal Enfield Shotgun 650 é opção mais barata entre as rivais estradeiras e é alternativa à Super Meteor; veja teste
Shineray aposta na Storm 200 para peitar Honda e Yamaha; g1 testou moto chinesa
Honda Hornet voltará ao Brasil após mais de uma década
Yamaha MT-03
A naked de entrada da Yamaha, que custa R$ 33.990 (sem frete), será a principal concorrente da Honda CB 300F Twister.
Visualmente, as naked (ou nua, em inglês) possuem menos carenagem, que são aquelas peças plásticas que ajudam a dar formato para a moto. As carenagens também auxiliam no efeito aerodinâmico do modelo.
Por não possuírem carenagem, alguns consumidores acreditam que esse tipo de moto possui aspecto mais agressivo, com motores e partes técnicas à mostra.
Além disso, a motocicleta ganhou novos faróis. Agora, as luzes de rodagem diurna de LED estão divididas em dois segmentos e se localizam acima do faról, que também é de LED.
A traseira recebeu nova lanterna e outra novidade relevante está no assento, que ficou 6 milímetros mais estreito, o que proporciona um melhor encaixe na moto. Em contrapartida, o banco do garupa ficou 20 mm mais largo, com espuma mais espessa, para trazer mais conforto.
Por fim, o novo painel ganhou conectividade. Sendo 100% digital com tela de LCD, as informações da velocidade, tacômetro, indicador de marcha, marcador de combustível, temperatura e relógio, entre outros, aparecem tanto no modo diurno (com tela clara) quanto no noturno (blackout).
A conexão com celular se dá por Bluetooth e indica no painel o estado da bateria do smartphone. Há ainda as indicações de mensagens e chamadas recebidas e perdidas. A nova MT-03 tem tomada USB do tipo A com tampa. Poderia ao menos vir equipada com duas versões de tomada USB (tipo A e C), assim como motos da chinesa Yamaha já fazem e custam bem menos.
Para facilitar a pilotagem, a nova MT-03 vem com embreagem deslizante (que evita trancos ao engatar as marcas, mesmo que o piloto solte a alavanca com rapidez) e também assistida, ou seja, é preciso menor esforço para acionar o manete.
A embreagem assistida é como a direção com assistência hidráulica ou elétrica, o movimento de acionamento se torna mais leve.
O motor da MT-03 é de 321 cilindradas que disponibiliza 41,3 cv de potência e 3 kgfm de torque. O conjunto motriz é completado por um câmbio de cinco velocidades.
Os freios possuem tecnologia ABS nas duas rodas. A concorrente japonesa CB 300F Twister com freio ABS custa R$ 25.070 (sem frete), ou seja, R$ 8.920 a menos que a moto da Yamaha. Porém, a CB 300F tem uma artilharia menor: são 24,5 cv de potência e 2,5 kgfm de torque.
A MT-03 já começou a ser produzida na fábrica da Yamaha em Manaus e chegará às lojas em abril em três opções de cor: X-Black (preta fosca), Ice Fluo (cinza fosca) e Racing Blue (azul metálica), assim como a MT-07 que veremos à seguir.
As diferenças entre motos Trail, City e Crossover
Yamaha MT-07
Já a naked de média cilindrada — uma vez que existe ainda a MT-09, e que vai desembarcar no Brasil ainda este ano — chega às concessionárias apenas em maio. Este modelo começa a ser produzido em abril.
O preço sugerido pela montadora, sem frete, é de R$ 57.990, com valor R$ 5.400 acima da sua maior rival, a Honda CB 650R, que custa R$ 52.590.
A MT-07 também possui luzes diurnas de LED bipartidas, mas a diferença está na posição do farol, que fica acima das luzes diurnas.
O painel da nova MT-07 é de TFT de cinco polegadas, maior que o da MT de entrada, que também pode ser alterado entre os modos diurno e noturno. A vantagem do painel da 07 é mostrar, através do aplicativo Y-Connect, mostrar o mapa para que o piloto possa se orientar durante o trajeto.
Para isso, a Yamaha alega que é preciso baixar (gratuitamente) o aplicativo da Garmin StreetCross e emparelhar o celular com o painel da motocicleta.
O motor de 698 cilindradas consegue entregar 73,4 cv de potência e 6,9 kgfm de torque. Nessa categoria de média cilindrada, a moto da Honda leva a melhor na ficha técnica, pois entrega 88,4 cv de potência (15 cv a mais) e 6,1 kgfm de torque.
O tanque é menor que o da concorrente, com 13,6 litros, enquanto o da CB 650R possui 15,4 litros.