
Yamaha Ténéré volta ao mercado brasileiro por R$ 72.990; veja quando chega
Clássica bigtrail da marca japonesa entra em pré-venda na próxima segunda-feira (31) e terá três opções de cores. Rivais da BMW e Triumph são mais baratas. Yamaha Teneré volta ao mercado brasileiro
Divulgação | Yamaha
A Yamaha Ténéré, a bigtrail da marca japonesa que fez sucesso no Brasil nas décadas de 1980, 1990 e 2000, já tem preço definido para o mercado brasileiro: R$ 72.990. Os interessados poderão reservar o modelo a partir da próxima segunda-feira (31).
Segundo o site da Yamaha, a reserva pode ser feita mediante um sinal de R$ 7 mil. Além do valor sugerido (R$ 72.990), é preciso pagar o frete, que custa R$ 2.419.
O modelo é reconhecido por sua capacidade de encarar trilhas e, há 30 anos, dominava competições como o Rali Paris-Dakar. Em 2018, foi descontinuado no mercado brasileiro, mas retorna em 2025 com a opção de motor de 700 cilindradas.
Assim como antecipou o g1 na reportagem sobre as 20 motos que chegam em 2025, as previsões se confirmaram e ela começa a ser vendida no primeiro trimestre.
Entre as principais características da moto de trilha estão as rodas de 21 polegadas na frente, maiores do que as encontradas em motos de cidade, que normalmente são de 18 polegadas.
Dentre as tecnologias mais importantes estão o novo painel de TFT de cinco polegadas e a iluminação totalmente em LED. Os faróis possuem quatro projetores.
Para segurança, há freios ABS com três modos, inclusive com a possibilidade de desativá-lo para uma pilotagem mais esportiva e segura no fora-de-estrada.
A Ténéré chega em três opções de cor: azul metálico, cinza fosco e azul sólido.
Opções de cor da nova Yamaha Ténéré 700
Divulgação | Yamaha
LEIA MAIS:
LISTA: veja 20 lançamentos de motos que chegam às lojas em 2025
Royal Enfield Shotgun 650 é opção mais barata entre as rivais estradeiras e é alternativa à Super Meteor; veja teste
Yamaha lança novas MT-03 e MT-07 para disputar mercado com Honda CB 300 e CB 650R; veja preços
O motor de dois cilindros de 689 cc entrega 68,9 cv de potência a 9.000 rpm e 6,6 kgfm de torque a 6.500 rpm. Esses valores são inferiores ao modelo vendido na Europa, que possui 73 cv e 7 kgfm de torque.
O motor é refrigerado a líquido — não a ar—, o que proporciona melhor desempenho e garante que ele opere sempre na temperatura ideal.
Motor: 689 cm³;
Potência: 68,9 cv;
Torque: 6,6 kgfm;
Tanque: 16,2 litros.
Para segurança, além dos freios com ABS nas duas rodas, há controle de tração (TCS). Porém, tanto o ABS e o TCS podem ser desligados para uma pilotagem mais agressiva no off-road. A motocicleta possui três modos de pilotagem, que vão deixando os equipamentos de segurança gradualmente mais permissivos.
Para concorrer com a Ténéré 700, chegará ainda este ano a Honda Transalp 750 e a Morini X-Cape 650. No mercado, existem ainda opções bem mais em conta que a Ténéré, como a Triumph Tiger Sport 660 (R$ 57.990) e a BMW F 800 GS (R$ 66.900).
Opção nacional terá 7 cv a menos que a europeia
Divulgação | Yamaha
Honda NXR 160 Bros: conheça a nova trail e veja o teste do g1