Produção de veículos no Brasil registrou uma queda mensal de 5,9% em maio deste ano. No acumulado do ano, a alta é de 10,7%. Linha de produção do Tera, novo SUV da Volkswagen
Divulgação/Volkswagen
A produção do setor automotivo brasileiro caiu 5,9% em maio, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (5) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
No mês passado, foram produzidas 214,7 mil unidades, ante 228,2 mil em abril. Na comparação com maio de 2025, houve um aumento de 28,8%, impulsionado pela paralisação do setor durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024.
No acumulado do ano, a produção totalizou 1,02 milhão de veículos, um crescimento de 10,7% em relação aos cinco primeiros meses de 2024 (926,8 mil unidades).
Apesar do avanço, a Anfavea demonstrou preocupação com os próximos meses, por conta do aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e do crescimento da inadimplência, que atinge 5% entre pessoas físicas e 3% entre empresas.
“A inadimplência tem uma elevação gradual ao longo dos últimos meses, tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica. Isso nos sinaliza que podemos ter, nos próximos meses, uma contração da demanda, elevação da taxa de juros e menor venda de veículos”, disse Igor Calvet, presidente da Anfavea.
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Veículos leves
No segmento de veículos leves, que inclui os automóveis de passeio, o mês de maio também apresentou retração. A produção caiu 8,3%, o que representa cerca de 14 mil unidades a menos em relação ao mês anterior.
No acumulado do ano, no entanto, o cenário é mais favorável: de 695,6 mil unidades em 2024 para 758,6 mil em 2025, crescimento de 9,1%.
“Temos um mercado que cresce, nossos embarques para o exterior crescem, mas nosso mercado está sendo capturado por modelos importados. Para nós, que representamos os produtores locais, é sempre um sinal de alerta”, disse Calvet.
Comerciais leves
As picapes com até 3,5 mil kg de peso bruto total — como Fiat Strada e Ford Ranger — também apresentaram aumento na produção no período.
Entre janeiro e maio de 2025, foram produzidas 199,3 mil unidades desse tipo de veículo, contra 167,1 mil no mesmo intervalo de 2024, alta de 19,3%.
Contudo, em maio deste ano, foram fabricadas 44,5 mil unidades desse segmento, aproximadamente 9 mil a menos do que em maio de 2024.
Importação e veículos eletrificados
Segundo Igor Calvet, a entidade demonstra preocupação com o aumento das importações, que cresceram 19,3% no acumulado do ano.
Entre janeiro e maio de 2025, foram emplacados 187 mil veículos importados, frente a 156 mil no mesmo período de 2024.
Por outro lado, o consumidor brasileiro tem demonstrado preferência crescente por veículos eletrificados. Segundo dados da Anfavea, os maiores volumes de emplacamentos ocorreram nos segmentos de híbridos e híbridos plug-in.
Confira os números, entre maio de 2024 e de 2025:
Elétricos: de 5.170 para 6.958 unidades;
Híbridos: de 4.719 para 8.160 unidades;
Híbridos plug-in: de 3.718. para 7.144 unidades.
“Atingimos uma marca histórica de veículos com novas tecnologias de propulsão. Foram 10,4% de participação desses veículos, que é o maior nível da história. Sendo, inclusive, maior que o de janeiro deste ano, quando tivemos 10,3%”, explicou Calvet.
Esse crescimento pode estar ligado à aceleração das importações por montadoras como BYD e GWM, diante da expectativa de aumento iminente nas tarifas de importação.
“A nossa economia cresceu 1,4% no trimestre. Entre os cinco primeiros países que mais cresceram, nenhum deles é produtor expressivo de automóveis”, disse Calvet.
Veja quais são os países que mais exportaram carros para o Brasil no acumulado do ano:
Argentina: 85.719 unidades;
China: 58.118 unidades;
México: 12.215 unidades;
Alemanha: 10.606 unidades;
Uruguai: 7.645 unidades;
Tailândia: 3.337 unidades.
Exportação
Apesar do crescimento nas importações, a indústria automotiva nacional também registrou um aumento expressivo nas exportações.
Na comparação entre maio e abril deste ano, houve alta de 11,3%. No entanto, o desempenho é ainda mais positivo no longo prazo.
Em relação a maio de 2024, as exportações cresceram 92,6%. No quinto mês de 2025, o Brasil exportou 51.534 veículos, contra 26.760 unidades no mesmo período do ano anterior.
No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, o aumento nas exportações foi de 56,6%.
“Nossos carros embarcados para outros países tiveram uma elevação de 11%, que registra o melhor mês desde agosto de 2018, quando exportamos 56 mil unidades. Isso se deve muito ao mercado argentino, que tem crescido 78% este ano”, revelou Calvet.
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